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Museu Eduardo André Matarazzo (Bebedouro, SP, Brasil)
Não faltam pelo mundo bons museus para fazer a alegria dos fãs do mundo das quatro rodas. Para visitar o primeiro desta lista, não é preciso sair do País. Conhecido como “Museu do Automóvel”, o Museu Eduardo André Matarazzo fica em Bebedouro, a 379 km da capital paulista. Aberto em 1964, tem mais de 90 modelos em exposição, entre carros, aeronaves, locomotivas, motocicletas e veículos militares. Entre eles, está o avião que transportou a Seleção Brasileira de futebol de volta ao País, após a conquista do primeiro título na Suécia, em 1958. Ingresso: R$ 5. Site: http://www.museueduardoamatarazzo.com.br/
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Porsche Museum (Stuttgart, Alemanha)
Se os carros da Porsche já valeriam a visita, o espaço do museu é uma atração à parte: com arquitetura arrojada, custou à marca cerca de US$ 106 milhões e reúne, em cerca de 5.600 m², mais de 80 modelos. Estão lá o 356, o 550 Spider, o 917 e, evidentemente, o 911, além dos utilitários Cayenne e Panamera, que deram novo fôlego às vendas da marca, e alguns carros de corrida que fizeram história em provas como a 24 Horas de Le Mans. Ingresso: € 8. Site: http://www.porsche.com/museum/en/
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Mercedes-Benz Museum (Stuttgart, Alemanha)
Faz uma dobradinha perfeita com o espaço da Porsche, na mesma cidade – até junho de 2017, quem apresentar o ingresso de um dos dois museus ganha 25% de desconto na compra da entrada para o outro. Aqui, são 160 veículos expostos, entre carros, ônibus e caminhões, distribuídos por nove andares. Para os visitantes não se perderem, são sugeridos dois trajetos – um deles organiza a visita por temas e o outro, por ordem cronológica. Há veículos históricos dos mais variados, incluindo o Papamóvel usado por João Paulo II e o ônibus da seleção alemã de futebol que ganhou a Copa do Mundo de 1974, além de protótipos futuristas. Ingresso: € 8. Site: https://www.mercedes-benz.com/en/mercedes-benz/classic/museum/
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Musei Ferrari (Maranello e Modena, Itália)
A marca do cavalinho rampante mantém não um, mas dois espaços: o Museo Ferrari, em Maranello, e o Museo Casa Enzo Ferrari, a 20 km de distância, em Modena. O primeiro deles abriu em 1990, a 300 metros de distância da fábrica da montadora, e exibe carros emblemáticos como o monoposto de Fórmula 1 usado por Michael Schumacher, além de troféus, fotografias e outros itens que contam a história da Ferrari nas pistas e nas ruas. O espaço recebe quase 200 mil pessoas por ano, o que faz dele um dos museus automotivos mais populares do mundo. Em 2012, foi erguido o Museo Enzo Ferrari, com mais carros e vários objetos que mostram um pouco da vida do fundador da marca. Ingresso: € 15 (cada museu), € 26 (ingresso combinado para os dois) Site: http://musei.ferrari.com/
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Audi Museum Mobile (Ingolstadt, Alemanha)
Instalado dentro do complexo em que estão a sede administrativa e a maior fábrica da Audi, o museu exibe modelos históricos da Audi e de outras marcas que formavam a extinta Auto Union (DKW, Horch, Wanderer e NSU). São mais de 50 carros, distribuídos em dois andares, um que abrange o período de 1899 a 1945 e o outro, dos anos 1946 a 2000. Textos, imagens e conteúdo multimídia ajudam a dar uma visão geral de cada época, examinando como eram as relações entre os carros, as pessoas e a tecnologia. Alguns carros são colocados no Paternoster, um elevador que lembra uma roda gigante e está sempre em movimento. Ingresso: € 2. Site:
http://www.audi-me.com/me/brand/en/company/audi_forums/audi_forum_ingolstadt/museum_mobile.html
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Museo Lamborghini (Sant’Agata Bolognese, Itália)
Reunido em um prédio de dois andares aberto em 2001 e reformado em junho deste ano, o acervo mostra a trajetória da Lamborghini desde seu primeiro modelo, o 350 GT, de 1964. Clássicos como Miura, Countach e Diablo dividem espaço com modelos mais recentes, como Murciélago e Reventón, além de protótipos de várias épocas e até um Gallardo transformado em viatura de polícia. Ingresso: € 13. Site: https://www.lamborghini.com/en-en/experience/museum
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BMW Museum (Munique, Alemanha)
Inaugurado em 1973, tem uma coleção de 120 veículos, divididos em várias áreas – há espaços dedicados a carros que se destacaram pelo visual, às motocicletas da marca, à divisão esportiva Motorsport e até à arte, com carros que foram usados como telas pelos gigantes da pop art Roy Lichtenstein e Andy Warhol. Um espaço anexo chamado BMW Welt exibe todos os modelos fabricados atualmente pelas marcas que fazem parte do grupo BMW. Ingresso: € 10. Site: http://www.bmw-welt.com/en/visitor_information/guided_tours/museum.html
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Petersen Automotive Museum (Los Angeles, Estados Unidos)
Um dos mais interessantes museus automotivos dos Estados Unidos, o Petersen não está ligado a uma montadora específica. O prédio, erguido em 1994, passou por uma reforma colossal de US$ 125 milhões em 2015 e abriga cerca de 150 carros divididos em galerias que ocupam três andares. O acervo tem modelos norte-americanos, obviamente, mas também pérolas das indústrias alemã, italiana e japonesa. Há carros que fizeram sucesso nas telas, como a Ferrari 308 GTS da série de TV “Magnum”, o Relâmpago McQueen do filme “Carros” em tamanho real e o Batmóvel de “Batman” (1989) e “Batman Returns” (1992), além do histórico Ford T, exemplares de Bugatti e Aston Martin, modelos elétricos e híbridos e até uma exposição de miniaturas Hot Wheels. Ingresso: US$ 15. Site: http://petersen.org/
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National Corvette Museum (Bowling Green, Estados Unidos)
Localizado no estado norte-americano de Kentucky, o espaço dedicado ao esportivo da Chevrolet foi imortalizado por um episódio infeliz em 2014, quando uma grande cratera se abriu no solo e engoliu oito exemplares de diferentes gerações do modelo. Mas todos eles já foram recuperados e, depois de uma boa reforma, o museu voltou a abrir as portas. Fãs podem conferir desde a primeira geração do Corvette, de 1953, até o célebre modelo Stingray, de 1971, e o moderno ZR1, de 2009. Ingresso: US$ 10. Site: http://www.corvettemuseum.org/
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Honda Collection Mall (Motegi, Japão)
As marcas japonesas também têm bons espaços para celebrar sua história. O museu da Honda fica na cidade de Motegi e mostra esportivos como o NSX, o roadster S2000, a evolução da linha Civic, modelos de competição e motocicletas, sem deixar de lado os outros tipos de produtos produzidos pela empresa, como cortadores de grama, robôs e motores de barcos. A tradição da marca no automobilismo é lembrada em modelos como o McLaren Honda MP4/5B pilotado pelo saudoso Ayrton Senna. Ingresso: ¥ 1.000. Site: http://www.honda-museum.com/honda-collection-hall/