1/15
Chevrolet Celta - R$ 31.290
O Celta carece de equipamentos de série e não é muito confortável (tem até o volante torto), mas pode ser interessante na versão de entrada. Seu motor 1.0 de até 77 cv tem fôlego para encarar o trânsito do dia a dia. Se o Onix é muito caro e você precisa de um carro raçudo, acredite nele.
2/15
Nissan Livina - R$ 46.590
Um monovolume honesto e com bons preço e lista de equipamentos. O Livina une essas qualidades e traz ainda amplo espaço para cinco pessoas, além de porta-malas bem generoso. O motor 1.6 flexível não esbanja força, mas entrega o necessário para o uso familiar. Ponto para ele.
3/15
Ford Fiesta - R$ 31.290
O maior apelo do Fiesta é o preço da versão de entrada, com motor 1.0. Entre os pontos negativos, além de vir 'pelada', o 1-litro é fraco (73 cv). A partir de R$ 35.690, a versão 1.6 também tem poucos itens e seu preço é próximo ao da nova geração (R$ 40.990), que é mais bem equipada.
4/15
Chevrolet Classic - R$ 26.390
Em cena desde 1996, o Classic (antigo Corsa Sedan) atende quem busca economia e um pouco mais de espaço no porta-malas. Porém, o concorrente do Siena Fire tem motor pouco potente e projeto antiquado. O modelo da Fiat consegue ser mais confortável para o dia a dia.
5/15
Ford Fiesta Sedan - R$ 33.790
Se o motor 1.0 Rocam é fraco na versão hatch, imagine na sedã, que tem 15 kg a mais. Outro problema é a falta de itens de série ? comum nas versões de entrada desses carros. Vale a pena se espaço interno e porta-malas (482 litros) forem essenciais. Caso contrário, caia fora.
6/15
Fiat Linea - R$ 54.750
O Linea não é exatamente um sucesso de vendas, mas tem bom preço, ampla lista de equipamentos e três anos de garantia. O motor 1.8 dá conta do recado e a versão com câmbio manual é uma boa para quem procura custo-benefício. Fuja da temperamental caixa automatizada.
7/15
Kia Mohave - R$ 209.900
Recheado de equipamentos, o utilitário-esportivo sul-coreano oferece muito espaço, um valente motor V6 a gasolina de 256 cv e câmbio automático de oito marchas. Só que o Mohave é caro demais perto de outros jipões (inclusive os da própria Kia). Que tal seu 'irmão', o Sorento?
8/15
Fiat Palio Fire - R$ 23.990
O carro mais barato do Brasil não é, obviamente, o mais equipado. Mas o Fiat é confortável, tem manutenção em conta e vai bem na cidade. A linha 2014 traz pequenas atualizações, como faróis com máscara negra. Seu estilo é relativamente atual. Bom para quem não quer gastar muito.
9/15
Fiat Siena Fire - R$ 31 mil
Assim como o Palio, o Siena tem tabela atraente e pouco a oferecer no quesito equipamentos. Comparado ao Fiesta, traz melhores conjunto mecânico e espaço no porta-malas ? são 500 litros. Peca na acomodação no banco traseiro, mas é uma compra que pode valer a pena.
10/15
Peugeot 207 - R$ 32.890
Dos modelos de entrada à venda no País, o 207 é um dos que oferecem ótimo custo-benefício. Além do preço em conta, tem lista de equipamentos generosa perto de seus concorrentes.
11/15
Renault Clio - R$ 24.450
A opção de entrada abusa da economia. Tem interior bem simples, não é confortável, nem ergonômico, e a lista de equipamentos é pobre. Porém, tem manutenção barata e seu motor 1.0 é um dos mais econômicos do mercado. Nessa faixa de preço, o Palio Fire é mais negócio.
12/15
Volkswagen Polo - R$ 49.150
Que o Polo é um ótimo carro, estável, com motor excelente e boa dirigibilidade, todo mundo sabe. Porém, esse experiente hatch é vendido a peso de ouro. Nada justifica pagar quase R$ 50 mil por um modelo que já mudou lá fora teve a sua última atualização por aqui há três anos.
13/15
Volkswagen Polo Sedan - R$ 51.990
O sedã sofre do mesmo problema que aflige o hatch. A diferença (para o bem) é que essa versão tem porta-malas de 452 litros ? menor que o do Fiat Siena, é verdade. A opção de topo, com motor 2.0, sai por quase R$ 60 mil! Como as cifras são muito altas é melhor pensar bem.
14/15
Kia Carnival - R$ 159.900
Importada da Coreia do Sul desde 2006, a Carnival está longe de bater recordes de vendas. O pacote de itens de série e o espaço são ótimos para as famílias. Mas o seu projeto já chegou ao limite. Nessa faixa há opções mais interessantes e modernas, como o Hyundai Santa Fe.
15/15
Citroën C4 - R$ 51.290
O hatch argentino pode parecer caro, mas é tão bem equipado que o valor acaba se justificando. O problema é que o visual do Citroën não muda desde 2009. Além disso, a desvalorização é acentuada seu câmbio automático tem só quatro marchas. Compensa se tiver bom desconto.