1/10
Uno Way Dualogic 2017
O Uno adotou botões no console, nos modelos equipados com câmbio Dualogic. Ali, dá para selecionar o modo automático, manual ou esportivo, além da marcha à ré.
2/10
Honda Civic 2017
O Civic de décima geração traz transmissão automática CVT, continuamente variável. A alavanca diminuiu.
3/10
Citroën C4 Picasso
No C4 Picasso, a alavanca foi para a coluna de direção, e está reduzida a uma pequena haste.
4/10
Toyota Prius
O híbrido Prius tem uma pequena alavanca na parte inferior do painel. O motorista apenas escolhe se vai para a frente (drive), para trás ou se vai manter em ponto morto (neutro). Os modos esporte e econômico são selecionados em outro botão.
5/10
Nissan Leaf
O elétrico Leaf tem sistema tem transmissão automática continuamente variável acoplada ao motor elétrico, e um pequeno botão para alternar entre drive, ré e neutro.
6/10
Audi A3
O Audi A3 Sedan também adota alavanca curta. Na versão produzida no Brasil, o sistema automatizado de dupla embreagem (S-tronic) deu lugar ao automático convencional, com conversor de torque.
7/10
Porsche Panamera
Em sua segunda geração, o sedã de luxo da Porsche vem com uma pequena alavanca no grande console central.
8/10
Ferrari FF
Já em 2011, em seu lançamento, a Ferrari FF adotava os botões no console central, em vez de alavanca. Essa é uma tendência antiga da fabricante de Maranello. Claro que, se o motorista quiser trocar as marchas manualmente, há comandos atrás do volante.
9/10
Mercedes-Benz SL 63 AMG
O roadster de luxo da Mercedes-Benz também tem alavanca bem reduzida, o que não significa que a peça não tenha recebido cuidados especiais no estilo e acabamento.
10/10
Lamborghini Aventador
O superesportivo da Lamborghini é cheio de botões no console, mas a alavanca de câmbio, na forma como a conhecíamos, foi substituída por teclas. E, claro, por enormes hastes atrás do volante.