As alavancas de câmbio estão desaparecendo

1/10

Uno Way Dualogic 2017

O Uno adotou botões no console, nos modelos equipados com câmbio Dualogic. Ali, dá para selecionar o modo automático, manual ou esportivo, além da marcha à ré.

2/10

Honda Civic 2017

O Civic de décima geração traz transmissão automática CVT, continuamente variável. A alavanca diminuiu.

3/10

Citroën C4 Picasso

No C4 Picasso, a alavanca foi para a coluna de direção, e está reduzida a uma pequena haste.

4/10

Toyota Prius

O híbrido Prius tem uma pequena alavanca na parte inferior do painel. O motorista apenas escolhe se vai para a frente (drive), para trás ou se vai manter em ponto morto (neutro). Os modos esporte e econômico são selecionados em outro botão.

5/10

Nissan Leaf

O elétrico Leaf tem sistema tem transmissão automática continuamente variável acoplada ao motor elétrico, e um pequeno botão para alternar entre drive, ré e neutro.

6/10

Audi A3

O Audi A3 Sedan também adota alavanca curta. Na versão produzida no Brasil, o sistema automatizado de dupla embreagem (S-tronic) deu lugar ao automático convencional, com conversor de torque.

7/10

Porsche Panamera

Em sua segunda geração, o sedã de luxo da Porsche vem com uma pequena alavanca no grande console central.

8/10

Ferrari FF

Já em 2011, em seu lançamento, a Ferrari FF adotava os botões no console central, em vez de alavanca. Essa é uma tendência antiga da fabricante de Maranello. Claro que, se o motorista quiser trocar as marchas manualmente, há comandos atrás do volante.

9/10

Mercedes-Benz SL 63 AMG

O roadster de luxo da Mercedes-Benz também tem alavanca bem reduzida, o que não significa que a peça não tenha recebido cuidados especiais no estilo e acabamento.

10/10

Lamborghini Aventador

O superesportivo da Lamborghini é cheio de botões no console, mas a alavanca de câmbio, na forma como a conhecíamos, foi substituída por teclas. E, claro, por enormes hastes atrás do volante.

Você também vai gostar de