Boas ideias que não deram certo
1/12
PSA HYBRID AIR
A PSA apresentou o conceito do sistema Hybrid Air em 2013 e tentou viabilizar o projeto nos anos seguintes. Ele usaria ar comprimido para dar um 'empurrão' no carro enquanto o motor estivesse desligado, como em paradas mais longas.
2/12
PSA HYVRID AIR
Ele poderia impulsionar o carro sozinho ou ajudar o motor a combustão, diminuindo seu consumo. No entanto, a complexidade do funcionamento e a falta de parceiros para produção de componentes em larga escala paralisou o andamento do projeto, que até hoje não saiu do papel.
3/12
PAINÉIS SOLARES NO TETO
Alguns carros de luxo mais antigos vinham com células solares no teto para alimentar alguns sistemas elétricos enquanto o carro estivesse desligado. A ideia é ótima, mas elas acabavam ocupando espaço demais sobre o carro e geravam pouca energia.
4/12
PAINÉIS SOLARES NO TETO
Hoje, alguns conceitos elétricos voltaram a usar painéis solares, mas mais potentes e para recarregar as baterias, mesmo que mais lentamente, enquanto o carro circula ou fica parado sob o sol.
5/12
SUSPENSÃO HYDRACTIVE
O sistema usa um complexo esquema de esferas, reservatórios e ligações para levar fluido hidráulico e gás nitrogênio entre várias câmaras. Combinados, eles alteravam a altura de rodagem e a firmeza da suspensão de acordo com o comando do motorista.
6/12
SUSPENSÃO HYDRACTIVE
Muito cara e complicada, a tecnologia sobreviveu até a última geração do C5 e não deve voltar a ser usada em modelos da Citroën, marca que criou e patenteou o sistema, e a única a ter usado por tanto tempo. O próximo C5 terá suspensão convencional.
7/12
MOTOR ROTATIVO
O motor rotativo tinha como peculiaridade a alta potência específica, com 232 cv vindos de apenas 1,3 litro de deslocamento, como no último Mazda RX-8.
8/12
MOTOR ROTATIVO
No entanto, todo o seu complexo esquema de funcionamento fazia o propulsor consumir muito óleo e combustível. Isso também gerava alto nível de emissões, o que acabou matando a última versão do motor. A Mazda está empenhada em trazer de novo o motor para as ruas, mas torná-lo compatível com os níveis atuais de emissões é um desafio.
9/12
MOTO COM TETO
A ideia de uma motocicleta urbana que dispensasse capacetes e pudesse abrigar (mesmo que minimamente) o motociclista do tempo parecia ótima.
10/12
MOTO COM TETO
Até os primeiros casos de capotamento do engenhoso BMW C1 aparecerem. Em frenagens bruscas, o centro de gravidade alto fazia a moto pender para frente, podendo girar sobre o próprio teto.
11/12
CÂMBIO DE DUPLA EMBREAGEM
A tecnologia de transmissões de dupla embreagem ainda é bastante usada. Mas já tem se mostrado frágil para muitas aplicações. Modelos de baixo custo têm problemas de durabilidade graves, enquanto as caixas mais sofisticadas ainda não conseguem lidar com motores muito fortes.
12/12
CÂMBIO DE DUPLA EMBREAGEM
Tanto é que muitas marcas voltaram atrás e estão usando novamente transmissões automáticas convencionais, que continuaram evoluindo e já têm trocas tão rápidas e são tão eficientes quanto os de dupla embreagem. Além de serem bem mais resistentes.
Continua depois do anúncio