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Carro autônomo: como está o avanço desse grande negócio

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Entenda as implicações

O tema dos carros autônomos, aqueles que prescindem de uma peça chamada motorista, ultrapassa o apelo futurista. Imagine o poder que uma companhia como o Uber ou sua concorrente, a Lyft, terá quando for capaz de vender  seu serviço. em um veículo desses. Essa luta não é travada apenas por engenheiros e gênios da automação. Nos tribunais também dará o que falar. A Waymo, empresa fundada pelo Google há oito anos, está se batendo com o Uber na Justiça, acusando o adversário de empregar espionagem high-tech em um processo corre na corte federal de San Francisco. A peça da Waymo acusa Anthony Levandowski, ex-executivo do projeto do Google,  de roubar tecnologia que agora propulsiona o esforço do Uber para lançar sua frota de carros sem motorista. 

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Os primórdios

Não é de hoje que se trabalha pela fabricação em larga escala do carro autônomo. Um vídeo gravado em 1971 mostra um carro controlado por computador. 'Veja! Sem as mãos', ouve-se, em inglês, uma voz gravada em off. O vídeo foi divulgado pela Associated Press. Na sequência, o narrador assinala que 'carros robóticos' poderiam estar em uso dali a 30 anos, ou seja, em 2001. A previsão, constata-se hoje, era otimista demais, mas não está distante o dia em que alguma empresa dará o passo decisivo para lançar e popularizar o carro autônomo. O vídeo está disponível num canal do Youtube, o AP Archive and British Movietone.

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Waymo

O Google criou uma nova empresa, chamada Waymo, encarregada de trabalhar no projeto do carro autônomo do gigante das buscas. Antes disso, o desenvolvimento do veículo transcorreu sob tutela da divisão Google X de experimentação. Essas informações foram anunciadas pelo CEO da nova empresa, John Krafcik, em dezembro de 2016. 'Somos uma companhia de carros autônomos com a missão de tornar fácil e seguro que pessoas e coisas andem por aí', disse o executivo. 

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Volvo e Uber

A maior parte dos grandes fabricantes de automóveis, como Hyundai, BMW e Mercedes-Benz, iniciou um processo de desenvolvimento de tecnologia para fabricar carros autônomos ou estabeleceu parcerias com esse fim. Parte dessas montadoras investiu grandes somas na tentativa de liderar essa corrida tecnológica. A Volvo e o Uber estão trabalhando juntos para desenvolver um carro 100% autônomo para utilização em estradas até 2020. As duas companhias investiram uma soma de US$ 300 milhões nesse esforço.

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Os níveis

Para ficar a par dessa corrida tecnológica, é interessante conhecer os seis níveis de evolução dos carros rumo à autonomia, estabelecidos pela SAE (Society of Automotive Engineers ou associação de engenheiros automotivos), uma entidade com sede nos EUA que desenvolve padrões automobilísticos. São eles: 0) Carro sem dispositivos autonômicos; 1) Carro pode cumprir uma função autonômica por vez, como frenagem automática; 2) Carro com ao menos duas funções autonômicas simultâneas; 3) Carro pode cumprir tarefas de autocondução dinâmicas, mas ainda requer intervenção humana; 4) Carro oficialmente autônomo em determinados ambientes e situações; 5) Carro pode se conduzir de forma autônoma sem requerer intervenção humana.

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O olhar da câmera

Detalhe do monitor de um carro autônomo Uber apresenta um mapa em 3-D que corresponde à visão que as câmeras proporcionam durante um teste em Pittsburgh, em setembro de 2016. 

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Ford Focus

O repórter do New York Times Mike Isaac passeia num Uber autônomo num teste pelas ruas de Pittsburgh, em setembro de 2016. O jornalista embarcou num sedã Ford Fusion equipado com mais de 20 câmeras um sistema de detecção a laser de 360 graus e mais 1.400 componentes que oferecem as informações necessárias sobre o ambiente para que o automóvel possa se conduzir autonomamente. 

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Entraves regulatórios

Em entrevista a o site dinamarquês Borsen, em setembro de 2015, Elon Musk, CEO da Tesla, estabeleceu como prazo o ano de 2018 para lançar o carro autônomo da marca. Posteriormente, acrescentou que é improvável que vejamos o modelo trafegando em autoestradas e estradas mais simples no próximo ano, pois os órgãos reguladores de trânsito precisarão de mais tempo para concluir o trabalho de formular a legislação que regulamente a circulação desse tipo de veículo.

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Inteligência artificial

Em novembro de 2015, a Toyota despejou US$ 1 bilhão em investimento voltado para desenvolvimento de inteligência artificial e robótica numa tentativa de tornar viável o objetivo de lançar seu carro autônomo em 2020. A companhia japonesa está mapeando itinerários, um trabalho que se acopla aos demais esforços.

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Em solo chinês


A BMW planeja lançar seu carro autonômo na China, em 2021. O fabricante alemão também se compromete a entregar ao mercado consumidor um carro totalmente elétrico ao final de 2021, plano inserido no Project i20. Em 2025, os carros dessa família serão 100% autônomos - ao menos essa é a meta. Em feiras de automóveis, a BMW já adiantou o que será sua tecnologia de estacionamento autônomo, inserida num conceito 100% elétrico. A família BMW 7 series terá um sistema capaz de conservar numa pista o carro e proteção para o caso de colisões laterais.Na foto, a montadora apresenta o protótipo 'Vision Next 100'.

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ProPILOT

A Nissan publicou em seu site que 'alcançou os objetivados avanços tecnológicos necessários para começar a fazer dessa ficção realidade em 2020'. A companhia japonesa desenvolve o ProPILOT, nome de seu sistema de condução autônomo capaz de operar em autoestradas. Algumas funções já foram testadas em agosto do ano passado, em rodovias nipônicas. O sistema será incrementado para se tornar apto a executar tarefas mais complexas até atingir o nível 5 da SEA, citado anteriormente, em 2020. 

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Rede compartilhável on-demand

A GM planeja colocar na estrada mais 300 veículos autônomos, segundo o jornal The Detroit News. A jogada está inserida num plano que objetiva passar a impressão de que a montadora tem a maior frota em circulação desse tipo de carro nos EUA. A companhia também está testando mais de 50 Chevrolet Bolt EVs com tecnologia autônoma em estradas de Detroit, San Francisco e em Scottsdale, no Arizona. Para efeito de comparação, a Waymo, companhia ligada ao Google, tem hoje 160 veículos autônomos circulando. A GM pretende lançar uma rede de carros compartilháveis on-demand. Sua parceira é a Lyft.