Carros à frente do seu tempo

1/8

AUDI A2

O A2 era um compacto urbano que foi um dos primeiros carros produzidos em série a ter carroceria de alumínio. Isso ajudava a reduzir peso e deixava o A2 muito econômico. No entanto, além do jeitão menos convencional, ele era caro e não atraiu muita gente. FOTO: AUDI

2/8

PONTIAC AZTEK

O Aztek é figurinha comum nas listas de carros mais feios, mas o que nem todo mundo deve saber é que ele foi um dos precursores dos chamados crossovers. Ele tinha versões com tração integral, mas a plataforma era de minivan, o que abria muito espaço interno. O Aztek era tão versátil que tinha até com uma tenda, que podia transformar a parte de trás do carro numa verdadeira barraca de camping. Foto: Pontiac

3/8

PORSCHE 959

O 959 tinha tração integral, suspensão adaptativa, modos de condução selecionáveis e motor turbo, tudo isso ainda no fim dos anos 80.

4/8

BMW Z1

A BMW quis inovar empregando no Z1 um novo sistema de portas retráteis. O sistema é interessante, mas acabou não sendo levado adiante, o que deixa o modelo ainda mais único. Foto: BMW

5/8

GM EV1

O EV1 foi o primeiro carro totalmente elétrico a ser entregue nas mãos de consumidores comuns. Embora a autonomia ainda fosse pequena, ele signficou um passo e tanto na indústria. O problema foi quando a GM resolveu cancelar o projeto e recolheu de volta todas as unidades. Como ele não era vendido, mas entregue como leasing, os carros se mantiveram de propriedade da GM. Hoje existe apenas um EV1 funcional, do apresentador Jay Leno. Os que não foram destruídos foram desativados permanentemente.

6/8

RENAULT AVANTIME

Por incrível que pareça, o carro da foto não é um conceito. O Avantime é um misto de minivan com hatch médio cheio de particularidades. Além do visual modernoso, tinha soluções internas interessantes e janelas que podiam abrir por completo. Acabou sendo rejeitado por ser inovador demais.

7/8

FIAT MULTIPLA

A Multipla pode ter visual discutível, mas imagine um carro capaz de levar seis pessoas e suas bagagens, sendo do tamanho de um Golf?

8/8

FORD KA

O primeiro Ka antecipou a tendência de carros menores e urbanos. O modelo tinha visual inconfundível e soluções práticas para lidar com o espaço interno justo.

Você também vai gostar de