Carros icônicos das marcas

1/10

Volkswagen Fusca

Carros que são ícones para determinadas marcas nem sempre são os mais vendidos, mas em geral, representam muito bem a montadora e quase sempre são a primeira lembrança quando se questiona alguém sobre qual veículo tem uma forte ligação do modelo com a marca. No caso do Volkswagen Fusca, criado para ser um carro popular durante a Segunda Guerra Mundial, ele se tornou um ícone de resistência, sendo produzido até 2003 no México. O modelo deu origem a derivados, como Kombi e Brasília, e também virou ícone da geração Hippie

2/10

Fiat 500

Talvez para o brasileiro, o ícone da marca sejam todas as gerações do Uno - em especial o Mille -, mas mundialmente, o 500 marcou a história da Fiat pelo estilo e a versatilidade, sendo, inclusive, recriado em uma versão moderna em 2007 que vive até hoje ao redor do mundo com uma recente reestilização visual

3/10

Ford Mustang

O modelo T pode ter colocado a Ford no mercado, se tornado um caso de estudo da administração por criar a ideia de linha de montagem, e ter sido por anos o carro mais vendido da marca do oval azul, contudo o muscle car Mustang, criado na década de 60, se tornou um nome tão forte quanto o da própria montadora e está na sétima geração

4/10

Chevrolet Camaro

Rival direto do Ford Mustang, o Chevrolet Camaro é outro que resistiu as mudanças do tempo e também está na sétima geração. Apesar de outros modelos mais vendidos ou importantes para a companhia, o muscle car da GM se tornou um ícone por marcar a ideia de rebeldia, juventude e se tornar um nome ligado a esportividade

5/10

BMW 2002

Talvez a primeira geração do BMW Série 3 seja o carro mais importante para a marca, já que existe até hoje, porém, o sedã 2002 - que foi o precursor do Série 3 - é o ícone da marca bávara por ser criar uma linha que vem sendo seguida pelo sedãs da marca até hoje e popularizar o Hofmeister Kink, design utilizado até hoje na linha de curvatura dos vidros laterais traseiros

6/10

Porsche 911

É possível dizer que para a Porsche, mais importante que o 911, é o SUV Cayenne, cuja rentabilidade permitiu que o esportivo símbolo da marca continuasse a ser produzido e desenvolvido em novas gerações. Bem, como dinheiro não é o caso aqui, o esportivo de motor traseiro e boxer com suas linhas quase atemporais, é reconhecido mesmo que seja apenas no formato de uma silhueta e nada representa tanto a montadora de Stuttgart quanto ele

7/10

Citroën 2CV

O DS pode ser um divisor de águas para a Citroën pelas tecnologias que desenvolveu e o design, mas nada é tão icônico para a marca quanto o 2CV, ou o Fusca francês, como as vezes é nomeado, devido a seu baixo custo, confiabilidade e facilidade de uso e conserto. O modelo de motor também arrefecido a ar como seu similar alemão, mas posicionado à frente, deu origem a todo tipo de veículo, perua, utilitário e um fora de estrada, como o Mehari. Outra semelhança está na longevidade, ele foi produzido entre 1948 e 1990

8/10

Jeep Willys

Criado para ser um veículo rústico e confiável para as tropas americanas durante a Segunda Guerra Mundial, o Willys MB ganhou uma versão civil, o Jeep CJ, após o término da guerra e se tornou, além da representação da marca Jeep, sinônimo de resistência para uso off-road severo, além de ser facilmente modificado. Além do sucesso na terra natal, conquistou outros mercados, como o Brasil, onde foi vendido como Ford Willys, quando a Ford comprou as operações da Willys no País, e deu origem ao seu sucessor, o Jeep Wrangler que mantém visual semelhante e as mesmas qualidades

9/10

Honda Civic

Recém-chegado na décima geração, o Honda Civic não é o carro mais vendido da Honda nos Estados Unidos, por exemplo, onde o melhor em vendas é o Accord, todavia, ele é o mais vendido ao redor do mundo. O que começou como um hatch subcompacto se tornou uma família de veículos médios, com o sedã, o hatch e a perua. A economia e a confiabilidade ajudaram a fazer pavimentar a marca Honda entre os carros

10/10

Toyota Corolla

A décima primeira geração do Corolla ganhou mudanças e o modelo é o ícone da Toyota, pois assim como seu rival, o Honda Civic, é o carro mais vendido da marca em todo o mundo e em 1997 conseguiu superar o Volkswagen Fusca como o carro mais vendido do mundo em todos os tempos. Assim como o concorrente, se apoia na confiabilidade e se tornou reconhecido em todo o mundo, além de liderar o mercado em vários países, como no Brasil

Você também vai gostar de