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CHEVROLET VECTRA
A compra das marcas Opel e Vauxhall pelo grupo PSA vai unificar as linhas de três grandes marcas do mundo e muito presentes no Brasil. Por aqui, boa parte da linha da Chevrolet era de modelos da Opel nacionalizados, enquanto que as francesas chegaram com modelos importados e depois fabricados em Porto Real (RJ). Separamos alguns dos carros mais conhecidos de todas elas, alguns nem vendidos por aqui, mas importantes na história da cada marca como o Vectra, originalmente da Opel.
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CHEVROLET OPALA
O nosso Opala começou sua história na Europa como Rekord C, a terceira geração do modelo de luxo lançado ainda no fim dos anos 50. Por lá, o Rekord ainda teve mais duas gerações e sobreviveu até 1986, quando foi substituído pelo Omega.
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CHEVROLET CORSA
O primeiro Corsa a chegar no Brasil em 1994 já era da segunda geração do modelo, cuja história começou em 1983 na Europa. Ainda tivemos um segundo Corsa (para nós) aqui, descontinuado em 2011. O modelo, no entanto, evoluiu e já teve mais outras duas gerações na Europa desde então.
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CHEVROLET MONZA
O Monza que tanto conhecemos na verdade é a terceira geração do Opel Ascona, que foi produzida na Europa entre 1981 e 1988. O primeiro Ascona foi lançado em 1970 e parecia muito com o nosso Chevette, mas em maior proporção.
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CHEVROLET KADETT
Um dos carros mais antigos da Opel, o primeiro Kadett data de 1936. Por aqui, conhecemos o nome apenas nos anos 80, já na quinta (e última) geração do carro. No entanto, o modelo que conhecemos como Chevette era na verdade a terceira fase do Kadett europeu.
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CHEVROLET OMEGA
O Omega substituiu o Opala aqui e logo se tornou objeto de desejo. Quando a primeira geração deixou de ser produzida no País em 1998, passamos a receber um modelo australiano, o Holden Commodore, que por aqui foi chamado de Omega. Na Europa, no entanto, o modelo continuou sua própria trajetória, com a segunda geração da foto acima. Durou até 2003 por lá.
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CITROËN DS
O DS foi o pioneiro em tecnologias usadas até hoje pela marca, como a suspensão hidropneumática. Foi produzido entre 1955 e 1975.
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CITROËN XM
O XM foi lançado ainda em 1989 e chegou por aqui com a abertura das importações no início dos anos 90. O carro mais luxuoso da Citroën foi um dos últimos modelos com estilo e tecnologias 'fora da casinha' comuns à marca antigamente.
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CITROËN CX
O CX antecedeu o XM e substituiu o glorioso DS na gama francesa. Foi o último modelo desenvolvido pela marca antes da compra pela Peugeot, em 1976, dois anos após o lançamento.
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CITROËN BX
O BX foi o modelo médio da Citroën que antecedeu o Xantia. Vendeu mais de 2,3 milhões de unidades na Europa e tinha motores de até 149 cv, com aura de esportivo (como a unidade da foto).
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CITROËN XANTIA
O Xantia também foi um dos primeiros Citroën trazidos ao Brasil após a liberação das importações. Elegante, também tinha suspensão hidropneumática e uma prática versão perua. Foi o último carro da marca a usar o mesmo circuito hidráulico para a suspensão, freios e direção assistida, como no DS original.
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CITROËN C3
O hatch compacto foi lançado em 2002 na Europa e chegou ao Brasil no ano seguinte. Foi também o primeiro Citroën do segmento, já que o europeu Saxo era menor, primo do Peugeot 106. Hoje está na terceira geração, lançada em 2016 na Europa.
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PEUGEOT 205
O 205 foi um dos carros mais populares da história da Peugeot. O modelo vendeu milhões de unidades ao redor do mundo e deu origem a versões icônicas, como o 205 GTI.
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PEUGEOT 306
O 306 também vendeu mais de 2 milhões de unidades nos nove anos em que foi produzido. Os modelos vendidos no Brasil foram feitos na Argentina, mas algumas especiais vieram da França, como a T16 e a GTI, que tinha um 2.0 de 167 cv.
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PEUGEOT 405
O 405 tem visual feito pela Pininfarina e foi lançado em 1987 na Europa. É produzido até hoje no Irã, por uma fabricante local.
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PEUGEOT 206
O 206 quebrou paradigmas e mudou radicalmente a linguagem visual da Peugeot. Chegou ao Brasil em 1999 e influenciou todos os modelos da marca, em todos os segmentos. Foi produzido na Europa até 2010, onde foi substituído pelo 207. Por aqui, ganhou sobrevida até 2014 com uma reestilização e a nomenclatura do novo carro europeu, apesar de manter o projeto antigo. Vendeu mais de nove milhões de unidades ao redor do mundo.