1/7
CHEVROLET CELTA OFF-ROAD
Eles até podem ser bons carros, mas vieram na época errada ou ficaram perdidos no mercado. Separamos alguns modelos que até hoje nos perguntamos o porque de terem sido lançados. Por incrível que pareça, esse Celta vinha assim de fábrica, e não uma versão de concessionária. Precisando pegar carona no 'boom' dos modelos aventureiros no meio dos anos 2000, o Celta ganhou esses adereços pra lá de discutíveis. Nem suspensão nem pneus eram diferentes do modelo comum e toda a parafernália era apenas estética mesmo.
2/7
AUDI Q7 V12 TDI
A primeira geração do Q7 era enorme, prática e luxuosa o suficiente em todas as versões. Mas a Audi resolveu ir além e lançar uma versão de topo do Q7 com um V12 de 6,0 litros e 500 cv. O torque? Nada menos que 102 mkgf. Muito poderoso, mas sem nenhum sentido.
3/7
FIAT STRADA SPORTING
Em 2009 a Fiat resolveu lançar uma versão esportiva da Strada. Fora o visual discutível, o desempenho era propriamente bom, já que ela era bem leve e tinha o 1.8 de 115 cv sob o capô. Ainda assim, o desempenho não era tão avassalador em relação às outras versões para justificar uma versão esportiva de um carro de trabalho.
4/7
Chevrolet Meriva SS
O visual esportivo até caiu bem na Meriva, mas gastar uma sigla tão emblemática num modelo simples sem nenhuma mudança mecânica não faz tanto sentido assim.
5/7
CADILLAC ELR
Concebido como uma versão de luxo do Chevrolet Volt, o ELR teve uma vida curta. Apenas dois ano/modelo não consecutivos (2014 e 2016) e vendas baixíssimas. Pudera, ele custava quase o dobro que um Volt, trazia desempenho fraco para sua faixa de preço e devia vários equipamentos de segurança e conveniência.
6/7
AUDI A3 1.6
O A3 da geração passada é um ótimo carro, indiscutivelmente. Mas a versão de entrada com o mesmo 1.6 do Golf não tinha o mesmo apelo. Era bem mais caro que o 'irmão' da Volkswagen, e embora oferecesse mais equipamentos de segurança e status de Audi, ficou meio perdido na gama. Durou pouco.
7/7
CITROËN C3 XTR
Embora o visual aventureiro tenha até caído bem no XTR, o modelo era outro aventureiro que não tinha nenhuma alteração mecânica em relação às versões comuns. Em outros mercados, havia até diferencial com deslizamento limitado e pneus todo-terreno, mas por aqui ficamos só com o visual mesmo.