1/13
Banalização
No PEB, programa de etiquetagem veicular feito pelo Inmetro, os veículos são separados por categorias. Na lista de utilitários-esportivos (SUVs) compactos, há diversas surpresas: estão lá diversos hatches, monovolumes, peruas... Vários listados como SUVs não poderiam jamais ser considerados utilitários. Porém, conforme o Inmetro, para ser um SUV o carro tem de cumprir dois, de quatro requisitos: vão livre do solo mínimo de 20 cm, ângulo de entrada a partir de 23° e de saída a partir de 20° e ângulo de transposição de rampa mínimo de 10°. Com isso, qualquer carro com suspensão elevada pode ser chamado de utilitário, o que acaba gerando uma tremenda distorção. Não é à toa que o slogan do hatch Kwid é 'O compacto dos SUVs'. A propósito, ele só não está nesta reportagem pois ainda não foi listado no PEB. Veja quais são os carros que só o Inmetro (e talvez suas próprias fabricantes) considera SUVs.
2/13
Fiat Uno Way
Sério isso, Inmetro? O Uno é SUV?
3/13
Uno Way
A Way é a versão com suspensão elevada do HATCH COMPACTO Uno.
4/13
Citroën Aicross
Um estepe na tampa traseira não é capaz de transformar um C3 Picasso em um SUV. Não mesmo.
5/13
Citroën Aircross
Talvez, este modelo pudesse ser considerado um crossover, por trazer características de dois tipos de modelo, hatch e monovolume.
6/13
Renault Sandero Stepway
Não, Inmetro. Ele não é SUV. É só o HATCH COMPACTO Sandero com suspensão elevada.
7/13
Fiat Weekend Adventure
É só olhar para saber que este carro não é um SUV, e sim uma PERUA
8/13
Honda WR-V
O Fit já teve uma versão 'aventureira'. Quem se lembra do Fit Twisty?
9/13
Honda WR-V
Em vez de lançar o novo Fit Twisty, a Honda resolveu chamá-lo de WR-V, e 'vender' a ideia de que ele é SUV. Não é. É um HATCH COMPACTO com características de MONOVOLUME e suspensão elevada. Ah, de acordo com a Honda, ele tem a suspensão traseira do SUV HR-V. Isso, porém, não faz dele um utilitário.
10/13
Hyundai HB20X
Se o WR-V pode ser SUV, o HB20X também pode. A verdade é que nenhum dos dois é. O Hyundai é um HATCH COMPACTO com suspensão elevada.
11/13
Volkswagen CrossFox
Este é um dos pioneiros da turma dos pseudo-aventureiros
12/13
Volkswagen CrossFox
Na cola do sucesso do EcoSport, lá em meados da década passada, a VW levantou a suspensão do Fox e colocou um estepe na tampa traseira. Justiça seja feita: a fabricante nunca chamou o carro de SUV. O Inmetro, porém, diz que é.
13/13
Ford Ka Trail
Quem em sã consciência é capaz de comprar um Ka Trail acreditando estar levando para casa um SUV. O Ka é HATCH COMPACTO.