SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais

Carros que só o Inmetro acha que são SUVs

1/13

Banalização

No PEB, programa de etiquetagem veicular feito pelo Inmetro, os veículos são separados por categorias. Na lista de utilitários-esportivos (SUVs) compactos, há diversas surpresas: estão lá diversos hatches, monovolumes, peruas... Vários listados como SUVs não poderiam jamais ser considerados utilitários. Porém, conforme o Inmetro, para ser um SUV o carro tem de cumprir dois, de quatro requisitos: vão livre do solo mínimo de 20 cm, ângulo de entrada a partir de 23° e de saída a partir de 20° e ângulo de transposição de rampa mínimo de 10°. Com isso, qualquer carro com suspensão elevada pode ser chamado de utilitário, o que acaba gerando uma tremenda distorção. Não é à toa que o slogan do hatch Kwid é 'O compacto dos SUVs'. A propósito, ele só não está nesta reportagem pois ainda não foi listado no PEB. Veja quais são os carros que só o Inmetro (e talvez suas próprias fabricantes) considera SUVs.

2/13

Fiat Uno Way

Sério isso, Inmetro? O Uno é SUV?

3/13

Uno Way

A Way é a versão com suspensão elevada do HATCH COMPACTO Uno. 

4/13

Citroën Aicross

Um estepe na tampa traseira não é capaz de transformar um C3 Picasso em um SUV. Não mesmo. 

5/13

Citroën Aircross

Talvez, este modelo pudesse ser considerado um crossover, por trazer características de dois tipos de modelo, hatch e monovolume. 

6/13

Renault Sandero Stepway

Não, Inmetro. Ele não é SUV. É só o HATCH COMPACTO Sandero com suspensão elevada. 

7/13

Fiat Weekend Adventure

É só olhar para saber que este carro não é um SUV, e sim uma PERUA 

8/13

Honda WR-V

O Fit já teve uma versão 'aventureira'. Quem se lembra do Fit Twisty?

9/13

Honda WR-V

Em vez de lançar o novo Fit Twisty, a Honda resolveu chamá-lo de WR-V, e 'vender' a ideia de que ele é SUV. Não é. É um HATCH COMPACTO com características de MONOVOLUME e suspensão elevada. Ah, de acordo com a Honda, ele tem a suspensão traseira do SUV HR-V. Isso, porém, não faz dele um utilitário. 

10/13

Hyundai HB20X

Se o WR-V pode ser SUV, o HB20X também pode. A verdade é que nenhum dos dois é. O Hyundai é um HATCH COMPACTO com suspensão elevada. 

11/13

Volkswagen CrossFox

Este é um dos pioneiros da turma dos pseudo-aventureiros

12/13

Volkswagen CrossFox

Na cola do sucesso do EcoSport, lá em meados da década passada, a VW levantou a suspensão do Fox e colocou um estepe na tampa traseira. Justiça seja feita: a fabricante nunca chamou o carro de SUV. O Inmetro, porém, diz que é. 

13/13

Ford Ka Trail

Quem em sã consciência é capaz de comprar um Ka Trail acreditando estar levando para casa um SUV. O Ka é HATCH COMPACTO. 

Você também vai gostar de