1/10
PARA COMPRAR: PAINEL VIRTUAL
O painel virtual é um opcional na versão Highline, de topo. O pacote que traz o item custa R$ 3.300 e agrega ao Polo um item exclusivo no segmento. Totalmente configurável, pode mostrar mapa do GPS e funcionamento dos sistemas do carro.
2/10
PARA COMPRAR: MOTOR 1.0 TURBO
Motorização padrão das versões Comfortline e Highline, o 1.0 turbo é o mesmo de Up! e Golf, mas rende 128 cv no hatch compacto. É suficiente para dar ao modelo um ótimo desempenho e baixo consumo de combustível.
3/10
PARA COMPRAR: SEGURANÇA
As versões com motor turbo tem freios a disco também no eixo traseiro. Mais eficientes, integram pacote compreensivo de itens de segurança que traz ainda ESP e controle de tração. Esses itens são de série nos Polo turbo e opcionais nos 1.0 de entrada e 1.6 MSI. Os air bags laterais são de série em todas as versões e o modelo conseguiu cinco estrelas no crash test do Latin NCAP.
4/10
PARA COMPRAR: BOM ISOLAMENTO ACÚSTICO
Silêncio a bordo passa sensção de se estar num carro de categoria superior.
5/10
PARA COMPRAR: CÂMBIO BOM
Nos modelos de entrada, o câmbio é um ótimo manual de cinco marchas, com engates precisos e fáceis. Nos turbo, a caixa automática tem seis marchas e passagens suaves e rápidas.
6/10
PARA NÃO COMPRAR: VISUAL MORNO
Ainda que as linhas sejam elegantes, o Polo é tão discreto que quase passa batido, principalmente por lembrar (até demais) o nosso Gol.
7/10
PARA NÃO COMPRAR: ACABAMENTO FRACO
Mesmo nas versões de topo, o material que reveste a cabine deixa a desejar. Há muito plástico rígido e rugoso em painel e portas, que contrasta com a boa qualidade construtiva da carroceria e silêncio a bordo.
8/10
PARA NÃO COMPRAR: VERSÕES DE ENTRADA POBRES DEMAIS
A VW reservou os itens mais interessantes apenas para os Polo com motor 1.0 turbo. As demais, com o 1.0 de aspiração natural ou 1.6 MSI não têm sequer ajuste elétrico dos retrovisores (nem como opcional!).
9/10
PARA NÃO COMPRAR: BANCO TRASEIRO JUSTO
Compacto, o Polo leva bem até quatro adultos. Mesmo assim, quem viajar a trás e tiver mais de 1,70 m poderá passar por apertos.
10/10
PARA NÃO COMPRAR: PREÇO DA VERSÃO DE TOPO
Apesar de estar na média entre os concorrentes, as versões mais caras do Polo ultrapassam os R$ 70 mil, o que já é bastante dinheiro para um carro de seu porte.