1/8
VEJA COMO USAR UM AUTOMÁTICO
Dirigir um carro automático é mais simples que um com transmissão manual, mas nem por isso basta colocar a alavanca em D e dirigir. O câmbio têm vários recursos que vão facilitar a vida de quem dirige, ajudar a sair de enrascadas, poupar os freios e economizar combustível. Veja a seguir algumas dicas para extrair o máximo do seu câmbio automático.
2/8
MODO SPORT
Geralmente indicado pela letra S, o modo esportivo pode ser também acionado por um botão na alavanca ou nos arredores da transmissão. Ele deixa o motor mais acordado e as respostas do câmbio mais rápidas. É útil em subidas de serra ou situações onde são necessárias muitas ultrapassagens, ou quando se quer explorar mais a força do motor.
3/8
PARK
Sempre que estacionar, deixe o câmbio na posição Park (P), mas acione o freio de estacionamento. Apesar de impedir a movimentação do carro, qualquer aclive pode forçar o câmbio e reduzir sua vida útil. Pise no freio, engrene o Park, puxe o freio de mão e só depois solte o carro, para que ele não se movimente com a transmissão travada.
4/8
PAINEL
Muitos carros têm indicadores no painel sobre a posição da alavanca ou a marcha engrenada. Se acostume a usá-lo, para não precisar desviar o olhar para ver diretamente na alavanca a posição selecionada.
5/8
MODO MANUAL
Nem sempre o modo de trocas manuais, quando disponível, é para quem quer dirigir esportivamente. Já imaginou subir uma serra com o câmbio trocando entre terceira e quarta o tempo todo? Use a função para selecionar a marcha que for mais adequada para o momento, caso o sistema não consiga se entender sozinho. Isso vai ajudar no desempenho e a diminuir o gasto de combustível.
6/8
NEUTRO
Não é necessário colocar o carro em neutro a cada parada, até porque muitos câmbios fazem isso automaticamente. Mas, principalmente nos mais antigos, colocar em neutro pode diminuir vibrações e ruídos quando o carro está parado, já que ele deixa de 'fazer força' o tempo todo.
7/8
NÚMEROS ABAIXO DO DRIVE
Em muitos carros, o câmbio automático tem as posições 1, 2 e até 3, abaixo do D no trilho da transmissão. Elas servem para limitar até que marcha o câmbio poderá selecionar. Na posição 1, apenas a primeira marcha será usada. Na 2, ele trocará apenas entre primeira e segunda. Na 3, apenas as três primeiras marchas serão usadas, e assim por diante. Isso é particularmente útil em descidas de serra, quando se quer fazer freio motor e segurar o carro em declives. Se deixados em Drive normalmente, muitos câmbios trocarão até a última marcha, deixando o carro 'solto'. Isso também vai economizar os freios do veículo.
8/8
DIRIGIR COM OS DOIS PÉS
Hábito entre muitos pilotos de corrida, dirigir usando os dois pés pode dar mais controle do carro ao motorista, já que cada pé faz uma única função. O da direita acelera, e o da esquerda freia. O início não é fácil, mas um pouco de treino torna o hábito mais simples. É claro que descansar a perna esquerda é ótimo, mas usá-la para uma função mais delicada como frear um carro ainda é um exercício cognitivo.