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30 anos do BMW M5
Em 2015, o M5 completou 30 anos com cinco gerações do sedã esportivo considerado um dos melhores carros que mistura esportividade, requinte e classe esperadas de um sedã executivo. Neste ano, sua quinta geração sai de linha, mas já com a sexta em desenvolvimento
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BMW M5 (1984) (E28)
A primeira geração do M5 utilizava o chassi do 535i, que era o máximo em esportividade dentro da gama. Seu motor era o mesmo do M1, um seis cilindros 3.5 que gerava 286 cv. Essa não era a última vez que o M5 utilizaria o mesmo propulsor de um esportivo, fato que voltaria a se repetir em 2010
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BMW M5 (1984) (E28)
A primeira geração do M5 utilizava o chassi do 535i, que era o máximo em esportividade dentro da gama. Seu motor era o mesmo do M1, um seis cilindros 3.5 que gerava 286 cv. Essa não era a última vez que o M5 utilizaria o mesmo propulsor de um esportivo, fato que voltaria a se repetir em 2010
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BMW M5 (1995) (E34)
A segunda geração seria produzida entre 1988 e 1995, quando teria pela primeira vez a versão perua. Seu motor era um seis cilindros de 3.6 de 310 cv, em 1992, ele foi substuído por um 3.8 de 340 cv
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BMW M5 (2001) (E39)
A teceira geração que veio em 1998 e foi produzida até 2003, é considerada por muitos o melhor M5 já feito. Aqui ele abandonada pela primeira vez o motor seis cilindros em linha por um V8 4.9 que entregava 400 cv. Sua velocidade máxima foi limitada a 250 km/h eletronicamente e na Europa, sem o limitador, chegava a 298 km/h. Seu câmbio manual tinha seis marchas
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BMW M5 (2005) (E60)
Se a primeira geração tinha um motor derivado de um esportivo, do M1, agora a quarta geração chegava em 2005 e foi produzida até 2010 era dotada de um motor V10 5.0 que era derivado do usado pela marca na Fórmula 1, enquanto era parceira da Williams, que entregava 507 cv de potência. Pela primeira vez surgia uma opção ao câmbio manual (nesse caso de seis marchas), que foi o sequencial de sete velocidades
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BMW M5 (2005) (E60)
Se a primeira geração tinha um motor derivado de um esportivo, do M1, agora a quarta geração chegava em 2005 dotada de um motor V10 5.0 que era derivado do usado pela marca na Fórmula 1, enquanto era parceira da Williams, que entregava 507 cv de potência. Pela primeira vez surgia uma opção ao câmbio manual (nesse caso de seis marchas), que foi o sequencial de sete velocidades
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BMW M5 (2005) (E60)
Se a primeira geração tinha um motor derivado de um esportivo, do M1, agora a quarta geração chegava em 2005 e foi produzida até 2010 era dotada de um motor V10 5.0 que era derivado do usado pela marca na Fórmula 1, enquanto era parceira da Williams, que entregava 507 cv de potência. Pela primeira vez surgia uma opção ao câmbio manual (nesse caso de seis marchas), que foi o sequencial de sete velocidades
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BMW M5 (2011) (F10)
A quinta geração foi produzida de 2011 até este ano e marcou o retorno do sedã ao motor V8, dessa vez com 4,4 litros para entregar 560 cv. Duas tradições foram quebradas: O M5 tinha seu primeiro motor turbo (nesse caso duas turbinas) no M5 e ele não oferecia mais uma opção manual, apenas o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Sua máxima era de 250 km/h, mas havia um kit M Driver que liberava a velocidade até os 305 km/h.
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BMW M5 (2011) (F10)
A quinta geração foi produzida de 2011 até este ano e marcou o retorno do sedã ao motor V8, dessa vez com 4,4 litros para entregar 560 cv. Duas tradições foram quebradas: O M5 tinha seu primeiro motor turbo (nesse caso duas turbinas) no M5 e ele não oferecia mais uma opção manual, apenas o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Sua máxima era de 250 km/h, mas havia um kit M Driver que liberava a velocidade até os 305 km/h.
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BMW M5 (2011) (F10)
A quinta geração foi produzida de 2011 até este ano e marcou o retorno do sedã ao motor V8, dessa vez com 4,4 litros para entregar 560 cv. Duas tradições foram quebradas: O M5 tinha seu primeiro motor turbo (nesse caso duas turbinas) no M5 e ele não oferecia mais uma opção manual, apenas o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Sua máxima era de 250 km/h, mas havia um kit M Driver que liberava a velocidade até os 305 km/h.
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BMW M5 (2011) (F10)
Para celebrar o fim da quinta geração e preparar o caminho para a chegada da sexta, a BMW lançou uma série especial batizada de Competition Edition, que com um kit eleva a potência do motor V8 biturbo dos 560 cv originais para 600 cv, que já estava presente na edição limitada de 30 anos, lançada ano passado.