Dez carros que respiram por aparelhos

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Volkswagen Tiguan

No mercado brasileiro há carros que já fizeram muito sucesso, mas perderam o brilho. Outros nunca conseguiram de fato chamar a atenção do consumidor. Nessa lista, reunimos esses modelos, cujas vendas estão tão em baixa que eles praticamente 'respiram por aparelhos' no mercado. O Tiguan já foi um sonho de consumo da classe média, mas, de uns anos para cá, tem emplacamentos irrevelantes. É certo que vai em breve mudar de geraçao, mas, ainda assim, sua agonia mercadológica já é antiga, e não está relacionada ao iminente fim de linha. Em agosto, ele vendeu somente 31 unidades e no acumulado de 2017, 448. 

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Fiat Palio

Colocar o Palio nessa lista é polêmico, mas necessário. O carro teve 2.200 unidades vendidas em agosto, e 17,5 mil no acumulado do ano. Não é um volume desprezível. Mas, para um carro com a história do Palio, é. Parece que foi ontem que lemos as notícias: Palio supera Gol e assume a liderança do ranking de vendas. Agora, a realidade é que, há meses, ele deixou de fazer parte da lista dos 20 mais vendidos. A Fiat simplesmente parou de investir nesse carro, que há anos não tem nenhuma mudança relevante. Em breve, ele sairá de linha. 

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Renault Fluence

Se nunca chegou a brigar com Civic e Corolla, o Fluence, nos primórdios, era páreo ao menos para Sentra e Jetta, por exemplo. Hoje, ele perdeu completamente a relevância. No acumulado deste ano, vendeu 611 unidades. Em agosto, apenas 17. O fato é que o Renault é o maior representante de um movimento que já afetou peruas, hatches, minivans e agora começa a assombrar os sedãs: a perda de relevância de um segmento. Atualmente, só Corolla, Civic, Cruze e Jetta têm vendas consideráveis. Os demais já estão na 'UTI'. E desse grupo, o Fluence é o com estado de saúde mais precário. 

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Peugeot 308

O segmento de hatches médios está praticamente morto no Brasil, mas Cruze Sport6, Golf e Focus ainda conseguem vender alguma coisa. O 308, não. Seus emplacamentos em 2017 totalizam 681 unidades. O Cruze, líder, tem quase 4,8 mil unidades vendidas.  

5/10

Honda CR-V

Já fez muito sucesso e chegou a ser um dos SUVs mais vendidos do Brasil. Porém, foi afetado pela chegada dos SUVs compactos, e reposicionado para se distanciar do HR-V. Desde o início da década sem alterações relevantes, o CR-V há anos respira por aparelhos. Neste ano, soma apenas 613 unidades vendidas. Esta geração está com os dias contados. A nova deve chegar até o fim deste ano. 

6/10

Volkswagen Golf Variant

É a única perua média fora do segmento de luxo à venda no Brasil. Ainda assim, conseguiu acumular apenas 475 emplacamentos neste ano - 66 deles em agosto. Excelente produto, com atributos para desbancar qualquer SUV, a Jetta é a prova de que o segmento de peruas está morto para o brasileiro - e, consequentemente, para as montadoras que atuam no País. 

7/10

Ford Fiesta Sedan

O carro tinha deixado de ser importado, e agora voltou às lojas do Brasil. Seu resultado no mercado, porém, por enquanto ainda continua quase inexistente. Ele teve somente quatro unidades emplacadas em agosto. 

8/10

Kia Picanto

Desde a entrada em vigor do regime automotivo Inovar-Auto, a maioria dos carros da Kia perdeu relevância no mercado brasileiro. O Picanto teve somente 692 emplacamentos no Brasil em 2017. 

9/10

Peugeot 408

Este é outro sedã em estado de agonia. Seus emplacamentos neste ano totalizaram 815 unidades. 

10/10

Volkswagen SpaceFox

Há duas peruas compactas hoje no Brasil, Weekend e SpaceFox. Ambas têm registrado vendas irrelevantes. A da Volkswagen, porém, vai ainda pior que a da Fiat. Em 2017, somou apenas 474 unidades emplacadas (número que inclui a versão Space Cross). 

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