1/10
Gordini - Leite Glória
Criado para concorrer com o Fusca, ele acabou recebendo esse apelido por causa de sua fragilidade. O slogan do leite Glória era 'desmancha sem bater'.
2/10
Spin - Capivara
Recebeu esse apelido pelas formas e, principalmente, a dianteira, acusada de ser semelhante ao focinho do animal. A versão pseudo-aventureira Activ (foto) virou 'Capivara de Mochila' entre os consumidores.
3/10
Kombi - Pão de forma
Dispensa explicações. É só olhar o formato da carroceria. Entre os funcionários de sua linha de montagem em São Bernardo do Campo (SP), ela tinha um segundo apelido: Velha Senhora.
4/10
Golf - Sapão
Ele era assim chamado também por suas formas, acusadas de serem parecidas com as de um sapo.
5/10
Veloster - Lentoster
Era um carro que prometia esportividade. Quem comprou, porém, logo percebeu que ele não andava nada. Então, ganhou o apelido pejorativo.
6/10
Montana - Monstrana
Quem inventou o apelido, bem próximo ao nome da picape, certamente não a achou bonita. Esse apelido carinhoso surgiu na segunda geração do carro, derivada do Agile.
7/10
Nissan GT-R - Godzilla
A versão Skyline R32 foi assim chamada por uma revista australiana, que definiu o carro como um monstro das pistas. O apelido, no entanto, acabou 'pegando' para toda a linha GT-R.
8/10
Uno Mille - Botinha Ortopédica
Aqui, a lógica é a mesma da Kombi. O formato do carro já diz tudo.
9/10
Corolla - Vovorolla
Não tem jeito: entra geração, sai geração, a fama de carro de 'tiozão', ou de vovô, persegue o Corolla. O apelido foi evoluindo. Começou como Vorolla, em trocadilho com o nome do carro. Agora, virou Vovorolla.
10/10
Agile - Fragile
Outra situação em que o nome inspirou o apelido. Apesar disso, o Agile não era assim tão frágil. Ele era sim um carro ruim. E um tanto feio.