1/10
1- Nasceu para ser emergente
O modelo que é líder do mercado nacional desde o acumulado do ano passado, foi desenvolvido especialmente para mercados emergentes. Fez sua estreia mundial no Brasil, em 1996. Quando chegou, o VW Gol era o número um do País.
2/10
2- Era chamado de Projeto 178
Antes de ser Palio, o modelo que começou a ser desenvolvido em 1992 era conhecido pelo codinome 178. Foi concebido na Europa, em parceria com o estúdio italiano I.DE.A., e nasceu com linhas bem mais modernas (e arredondadas) que as do Uno. Oferecia motores 1.0, 1.5 e 1.6 16V, todos a gasolina.
3/10
3- Tem nome especial
Palio é o nome do estandarte dado ao vencedor de uma tradicional corrida de cavalos, realizada na cidade italiana de Siena, desde o século XVII. Não por acaso, a versão sedã do modelo seria batizada com o nome da cidade.
4/10
4- Começou bem no mercado
Embora ainda fosse um novato, em 1997, ainda em seu segundo ano de vida, o modelo alcançaria o recorde de 281.726 unidades vendidas. Para se ter ideia, no ano passado o Palio obteve a liderança de vendas com quase 100 mil unidades a menos (183.736 veículos).
5/10
5 - É um pai de família
O hatchback constituiu família: gerou o sedã Siena, a picape Strada e a perua Weekend, todos líderes em suas categorias.
6/10
6- É um esportista de ocasião
Em 1997, a Fiat organizou uma competição monomarca chamada Fórmula Palio, que substituiu a Fórmula Uno. Durou apenas uma temporada.
7/10
7- Retoque no visual
A primeira reestilização veio no final de 2000. Dessa vez, o trabalho ficou a cargo do estúdio italiano ItalDesign, à época pertencente ao renomado designer Giorgetto Giugiaro (desde 2010, o estúdio faz parte d0 grupo Volkswagen).
8/10
8 - Mais ou menos automático
Houve uma versão chamada Citymatic, que possuía câmbio manual sem pedal de embreagem. A inovação, disponível para motor 1.0, era dotada de embreagem automática, mas teve vida curta: chegou em 1999 e deu adeus no ano seguinte.
9/10
9 - O polêmico
A linha 2008 chegou com visual polêmico. Pela primeira vez, as lanternas passaram para a horizontal, e os faróis perderam a elegância do conjunto ótico da versão anterior.
10/10
10- Mudanças
Na linha 2010, os faróis mudaram novamente, e o modelo recebeu câmbio automatizado Dualogic. O Palio atual mudou pela última vez em 2011.