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PERFUME NO CITROËN C4
Alguns itens nos carros são vendidos como grandes inovações, por mais simples que sejam suas funções. Caso do difusor de essências presente nos Citroën C4, que prometiam dar um 'cheirinho' mais agradável à cabine dos modelos. Ótima idéia, se não fosse impossivel achar novas essências ou substituir as já usadas, mesmo quando o carro era novo. Foto: Citroën/Divulgação
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COMANDOS CENTRAIS
Você entra num Peugeot 206 (e 207), tenta abrir o vidro e cadê os botões? Exatamente, eles estão entre os bancos, junto do controle dos espelhos. Os botões mais atrás? São dos vidros traseiros e servem tanto para quem vai na frente, quando para quem está nos bancos de trás. Prático, não? Foto: Peugeot/Divulgação
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INSTRUMENTOS OFF-ROAD
Fazem todo sentido num jipão preparado, capaz de encarar todo tipo de pirambeira e ajudam o motorista a saber até onde é possível ir. Mas num Fiat Idea? Difícil dizer sua real utilidade em modelos que não irão mais longe do que a estradinha de terra para o sítio... Foto: André Lessa/Estadão
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MUDANÇAS PARA OS LADOS
Alguns modelos mais antigos da Chrysler têm um curioso sistema de mudança manual do câmbio automático. O motorista joga a alavanca para os lados, para subir ou descer as marchas. Herança dos Mercedes-Benz de meados dos anos 1990 que usavam o mesmo sistema e cederam a plataforma a carros como o 300C. Ergonomia para quê? Foto: Claudio Teixeira/Estadão
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VOLANTE DE CUBO FIXO
O volante de cubo fixo dos Citroën C4 chamava atenção pelo inusitado. A marca dizia que fixar o cubo central facilitaria o acesso aos comandos e possibilitava a abertura sempre uniforme do air bag, independentemente da posição do volante. O problema era que esse cubo fixo era lotado de botões que confundiam muito o usuário no dia a dia. A marca abandonou o esquema. Foto: Sergio Castro/Estadão
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ALETAS CONFUSAS
A BMW quis descomplicar a vida de quem quisesse dirigir seus carros mais esportivamente (os Mini também), e instalou aletas no volante que podiam fazer as duas funções: subir ou descer as marchas. As duas. Bastava apertar para reduzir e puxar para aumentar. Só que na prática isso era bem confuso e tornava muito fácil fazer uma manobra errada. Foto: Mini/Divulgação
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CARTÃO SD NO SOM
Volkswagen e Audi até hoje trazem em alguns modelos entradas para cartões SD em seus sistemas de som, mesmo nos mais simples. Alguém já colocou músicas num cartão SD e levou para o carro? Foto: André Lessa/Estadão
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MUDANÇAS POR BOTÃO
Outro sistema curioso de troca de marchas está em alguns modelos vendidos no Brasil. Em vez de um trilho lateral, há um botão no alto da alavanca para comandar as trocas manuais. Nada prático quando se quer dirigir esportivamente. Foto: Sergio Castro/Estadão
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PUXADOR ESCONDIDO
A primeira fase do Chevrolet Ônix (e seu sedã Prisma) tinham um problema crônico. Os puxadores de porta eram muito recuados e rebaixados, tornando difícil sua correta utilização. No dia a dia, é mais fácil puxar a porta pelos comandos do vidro, não apropriados para tal. Na reestilização, a GM mudou os puxadores. Foto: Chevrolet/Divulgação
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MULTIMÍDIA NO CELULAR
Um dos chamarizes para o Fiat Mobi é um sistema chamado Live On, que pode equipar algumas versões do modelinho. A proposta é que o dono baixe um aplicativo no celular, que o transforma numa central multimídia, acoplada ao painel do carro. Seu uso, no entanto, não é dos mais simples e o smartphone precisa ficar em constante utilização para que o motorista tenha acesso à todas as funções do sistema. Foto: Fiat/Divulgação