1/10
FIAT PUNTO T-JET 2014 - R$ 50 MIL
Com um 1.4 turbo de 152 cv, o Punto T-Jet é um esportivinho e tanto. O câmbio de cinco marchas tem relações curtas e deixa a versão de topo do Punto bem esperta.
2/10
FIAT BRAVO T-JET 2015 - R$ 55 MIL
O Bravo usa o mesmo motor do Punto, mas com câmbio de seis marchas e acerto ligeiramente mais suave, principalmente na suspensão. Mesmo maior, o desempenho ainda é mais do que aceitável para um carro com aspirações esportivas. O hatch é bonito e confortável, além de bem acabado.
3/10
HYUNDAI HB20 1.0 TURBO 0 KM - R$ 51.150
Lembra dele? Pois é, a Hyundai oferece uma curiosa versão turbo do 'queridinho' HB20. O preço é bom e o desempenho dos 95 cv fica bem no meio termo entre o 1.0 de aspiração natural e o 1.6. O problema é a falta de brilho no conjunto, já que o acerto do Hyundai é bem conservador, distante de ser o 'foguetinho' que o concorrente VW Up! TSI é.
4/10
MINI COOPER S 1.6 TURBO 2011 - R$ 59 MIL
Descolado, bonito e ainda com ar atual, o Mini da geração passada usa um 1.6 turbo de bons 175 cv e câmbio automático de seis marchas. O motor já é o conhecido Prince, desenvolvido em conjunto por BMW e Peugeot e ainda usado pela fabricante francesa.
5/10
VOLKSWAGEN GOLF HIGHLINE 1.4 TSI 2014 - R$ 57 MIL
Queridinho entre os hatches médios, o Golf 1.4 TSI já começa a ter preços mais camaradas. Enquanto o 0km ultrapassa os R$ 100 mil, unidades mais antigas já têm valores mais acessíveis. São modelos importados da Alemanha, com itens como freio de estacionamento elétrico e câmbio de dupla embreagem e sete marchas. O desempenho supera as expectativas para os 'apenas' 140 cv do 1.4 turbo.
6/10
AUDI A3 SPORTBACK TFSI 2.0 2011 - R$ 58 MIL
Outro a ter preços menos galopantes é o A3 Sportback da geração passada. O modelo já usava o valente 2.0 turbo de 200 cv e câmbio de dupla embreagem. Esse conjunto faz do hatch um carro bem rápido e econômico.
7/10
MERCEDES-BENZ C180 CGI 1.8 2011 - R$ 58 MIL
Ótimo sedã médio, o Classe C tem na versão C180 um de seus melhores custo-benefícios. Por cerca de R$ 58 mil, já dá pra conseguir unidades 2011, ainda com o motor 1.8 turbo de 156 cv. Ele foi substituído pouco depois por um 1.6 turbo com a mesma potência.
8/10
VOLKSWAGEN PASSAT TSI 2012 - R$ 59 MIL
Elegante, discreto e eficiente, o Passat é um dos melhores produtos da Volkswagen. A geração anterior é facilmente confundida com o Jetta, mas entrega mais espaço e uma dose extra de requinte. O 2.0 turbo tem 211 cv.
9/10
FORD FIESTA 1.0 ECOBOOST TITANIUM 2017 - R$ 54 MIL
O Fiesta turbo é novidade e muita gente nem sabe de sua existência. Mas o carro já começa a aparecer entre os usados com preços bem mais interessantes que os do zero quilômetro. O senão é o câmbio automatizado de dupla embreagem, que até se comporta bem, antes de começar a dar defeitos crônicos.
10/10
MOVE UP! TSI 0KM - R$ 55.700
Sucesso de crítica, o Up! TSI é (muito) econômico, (muito) rápido e pra lá de divertido de dirigir. O 1.0 entrega bons 105 cv e dão ao hatch miudinho desempenho digno de categorias superiores. Mesmo com relações de marcha longas, o 1.0 turbo enche rápido e transforma o comportamento do modelo.