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VOLKSWAGEN SANTANA
Os exemplares produzidos nos últimos anos do Volkswagen Santana ainda são tratados como carros normais de uso pela maioria, mas se você tem um deveria considerá-lo como um carro de coleção. O modelo que marcou a vida de muitos brasileiros certamente será um colecionável e já começou a ganhar valor no mercado de antigos, ainda que timidamente
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FIAT MAREA TURBO
A linha de sedãs da Fiat não teve boa no Brasil. A má fama de manutenção e quebra espantava muitos, mas mesmo assim o Marea tinha seus amantes, principalmente a nervosa versão Turbo. Raras, as versões sedã e perua com turbo tinha 182 cv e 27 mkgf no motor 2.0 turbo. Visualmente eram diferentes pela saída de ar no capô e as rodas exclusivas
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FORD VERSAILLES
'meio-irmão' do Santana, o Ford Versailles era um carro mais requintado em termos de acabamento que o irmão, mas fez menos sucesso. Em todo caso, uma versão Ghia, a mais completa é possivelmente um futuro clássico se estiver bem conservada e com todos os itens funcionando
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CHEVROLET CORSA
O Corsa será um futuro clássico nos exemplares dos primeiros anos, mas se quiser apostar ainda mais forte, outro clássico garantido é a versão esportiva GSI que contava com um motor 1.6 aspirado de 108 cv, o que para a época era muito
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VOLKSWAGEN GOL GTI 16v
Difícil de ser visto por aí, o Gol GTI da segunda geração, ou o GTI bolinha, como é conhecido, foi a segunda tentativa da VW em esportivar seu popular. Ele tinha o bloco do motor 2.0 de 109 cv, mas com bloco mais alto para acomodar as bielas 15 mm maiores, entregava 141 cv e ganhou um ressalto no capô para acomodar o motor. Com suspensão recalibrada, ele tinha comportamento arisco para ser mais esportivo.
6/10
CHEVROLET MONZA (TUBARÃO)
Última leva do Monza, que por muitos anos foi considerado o carro de luxo do brasileiro, essa geração recebeu o apelido de tubarão por causa do nariz arredondado que ganhou diferentes das versões anteriores. Apesar dos motores serem os mesmos, o garbo no interior teve um leve melhorada, mas ele perdeu o trono para o Omega como carro de luxo, ainda assim foi amado por muitos e faz parte da história nacional
7/10
FIAT TEMPRA TURBO
Antecessor do Marea, o Tempra Turbo foi o primeiro sedã esportivo da Fiat por aqui e uma verdadeira máquina. O motor 2.0 turbo rendia 165 cv e atingia a velocidade máxima de 220 km/h em 1995. Ele era oferecido apenas na versão duas portas, o que deixa o visual mais estiloso. Rara, foi produzida apenas por um ano e por isso deve ser bem cobiçada
8/10
FORD KA XR
O Ford Ka 1.6 já é diversão garantida. Pequeno, ágil e rápido, a versão XR trazia ainda câmbio de relações mais curtas, radiador mais eficiente e novo sistema de escapamento, além de kit aerodinâmico com aerofólio funcional que aumentava a velocidade final em 7 km/h chegando a 186 km/h. A maioria sofreu na mão dos donos, mas alguns poucos bem cuidados podem ser carros de coleção
9/10
CHEVROLET ZAFIRA
Talvez a última minivan realmente reverenciada, a Zafira tinha luxo e conforto para a família. O modelo era equipado com motor 1.8 e depois 2.0, além de opção de câmbio automático nas versões mais completas. No final da produção ganhou uma versão Collection, como a unidade das fotos, que pode, sim, colecionável
10/10
RENAULT TWINGO
Carismático, o pequenino francês conquistou o brasileiro com suas dimensões compactas, mas bom espaço interno além de soluções inteligentes para a época, como o painel digital. Sempre com cores vivas e alegres, apesar de oferecido também no tradicional preto. Ele virou um clássico e ainda roda por aí, portanto é só questão de encontrar um bem conservado