1/7
Antena elétrica
Bem, se hoje muita gente nem ouve rádio no carro, nos anos 80, o charme era contar com uma antena elétrica no seu veículo, item disponível apenas em versões de topo de alguns carros, como o Monza Classic. E ainda assim havia duas opções, a elétrica, acionada por um botão e a automática, que se levantava ao ligar o rádio
2/7
Teto solar
Se hoje há mais opções de carros com teto solar, a maioria importados ou carros de maior valor, na década de 80 eles eram garantia de sucesso. Já naquela época, seu carro deveria ser uma versão de topo para contar com o acessório. Um dos carros com o item que fazia a cabeça dos oitentistas era o Ford Escort XR3, versão esportiva do compacto
3/7
Vidros verdes
Se hoje parece banal falar de vidros verdes, que oferecem maior proteção contra os raios UV, nos anos 80 eles eram um item guardado para as versões mais caras ou como um opcional. O esportivo nacional Miura era um desses veículos que tinha uma série de itens mais requintados para a época, como os vidros verdes, além de outros tecnológicos e mais caros, como os faróis retráteis
4/7
Equalizador Tojo
Se o toca-fitas de gaveta era uma necessidade porque era caro e visado por ladrões, havia também o famigerado equalizador, aqui representado por um da marca Tojo, que fez muito sucesso nos anos 80. Ele servia para melhorar o sistema de som do carro e quem podia ter um era privilegiado.
5/7
Faixa degradê
Além dos vidros verdes, que eram um charme à parte para os carros de quem podia tê-los, havia também outro item bastante cobiçado e que demonstrava que seu carro tinha mais luxo: a faixa degradê. Era uma fração superior do vidro com uma tonalidade mais escura, que servia para reduzir a incidência de luz do sol na área dos olhos do motorista e passageiro. Na imagem, o Volkswagen Santana CD
6/7
Faróis de milha
Os faróis auxiliares, ou faróis de milha, como ficaram conhecidos lá atrás, eram outro item de luxo para os carros. Havia alguns que contavam ainda com uma capa protetora das lentes para quando não estavam sendo utilizados. Na imagem, o Chevrolet Monza
7/7
Direção hidráulica
O seu carro compacto tem direção hidráulica? Bem, nos anos 80, se você fosse o feliz comprador de um Dodge Magnum Le Baron, versão de luxo do Dart, ou um Chevrolet Opala Comodoro ou Diplomata, haveria a opção desse item de conforto, do contrário era bom ser forte de braço