Montadoras: as vencedoras e perdedoras de 2016

1/9

Altos e baixos

O ano de 2016 foi ruim para toda a indústria automobilística no Brasil. Mesmo no mercado de luxo, que em 2015 havia registrado crescimento, houve queda acentuada para a maioria das marcas. Nesse contexto, houve muitos perdedores, entre produtos, montadoras e estratégias.  Mas, sempre que um tive perde, outro ganha. E algumas marcas, ou simplesmente uma fábrica, se saíram vitoriosas, seja escalando o ranking de vendas, vendo seus produtos ganharem participação ou produzindo apenas modelos campeões. Veja quais são os ganhadores e perdedores de 2016. 

2/9

Em alta - Chevrolet

Com o sucesso do Onix, carro mais vendido do País, e do Prisma, alcançou o primeiro lugar no ranking de vendas por marcas, que só havia ocupado em 2004, quando usou estratégia para celebrar 80 anos no Brasil.

3/9

Em baixa - Fiat

A Fiat perdeu o primeiro lugar em vendas. O Mobi (acima), lançado no início do ano, demorou a ganhar motor novo e não teve o sucesso esperado. Além disso, diversos carros saíram de linha e ainda não foram substituídos.

4/9

Em alta - Hyundai

Tendo basicamente dois modelos de volume, as versões sedã e hatch do HB20, conseguiu quebrar a hierarquia das quatro grandes montadoras. No ano passado, ocupou o quarto lugar no ranking de vendas.

5/9

Em baixa - Ford

Apesar do sucesso do Ka (acima), enfrentou problemas com consumidores por causa de defeitos no câmbio automatizado que equipa Fiesta, EcoSport e Focus. Com isso, caiu do quarto para o sexto lugar em vendas.

6/9

Em alta - Toyota

O Corolla foi o quinto modelo mais vendido de 2016, a Hilux liderou o segmento de picapes médias e a participação de mercado do Etios aumentou. Essa conjuntura levou a Toyota ao quinto lugar em vendas.

7/9

Em baixa - Volkswagen

Por causa de problemas com fornecedores, teve suas fábricas paralisadas em agosto e setembro, mês em que chegou a ficar sem carro entre os 20 mais emplacados e no oitavo lugar no ranking de vendas por marcas.

8/9

Em alta - Fábrica da FCA em Goiana (PE)

A Fiat Toro foi sucesso imediato. O Jeep Compass, em dois meses de mercado, disparou na liderança mensal do segmento de utilitários médios. E o Jeep Renegade, primeiro produto da fábrica, continua vendendo bem.

9/9

Em baixa - JAC

Perdeu sua habilitação no regime Inovar-Auto e pode ter de devolver incentivos dados pelo governo. O projeto inicial da fábrica na Bahia foi substituído pelo de uma planta menor, de 20 mil unidades ao ano.

Você também vai gostar de