1/10
Ford Mustang
Lançado em 1964, o Mustang criou uma categoria própria, a dos Pony Cars. Pequeno e com bom desempenho, encarou os anos e hoje está na quinta geração, que marcou por ter um desenho inspirado no seu visual original.
2/10
Chevrolet Camaro
Criado para desafiar o Mustang, o Camaro chegou ao mercado em 1966. Compacto e com linhas interessantes, o esportivo da Chevrolet teve quatro gerações até 2002, quando deixou de ser produzido. Isso até 2009, quando a quinta geração chegou às ruas e voltou a reeditar a disputa com o Mustang.
3/10
Dodge Charger R/T
O primeiro Dodge Charger, lançado em 1965, não foi exatamente um sucesso. O modelo passou a ser desejado, entretanto, na sua segunda geração, de 1968, especialmente na versão R/T. Ele tinha cara de mau, força de sobra no motor e estrelou Bullit, icônico filme de Steve McQueen. Precisa mais?
4/10
Mercedes-Benz C63 AMG
Um Mercedes na lista? Sim, por que não? Os Classe C 'mexidos' pela AMG são verdadeiros muscle cars com sotaque germânico: são super potentes, relativamente compactos e adoram queimar um pneu. A versão Black Series do C 63 AMG, então, é um expoente mundial da força bruta.
5/10
Buick Gran Sport
O ano é 1965 e esse Buick, baseado no Skylark, tinha um monstruoso V8 de 6.570 cm³ debaixo do capô. A designação Gran Sport foi adotada por diversos Buick ao longo dos anos. Mas, como no precursor Skylark, o significado era o mesmo: força bruta.
6/10
Pontiac GTO
Originalmente, o Pontiac GTO existiu entre 1964 e 1974 e surgiu do fato da General Motors proibir suas divisões de participar de competições. A Pontiac, que utilizava bastante o tema em sua publicidade, viu como alternativa melhorar o desempenho dos seus carros de rua. A solução? Instalar um grande motor V8 em um modelo Tempest, não tão grande para os padrões norte-americanos. Ou seja: a receita de um muscle car.
7/10
Plymouth Roadrunner Superbird
Ele teve vida bastante curta, mais exatamente um ano: foi produzido apenas em 1970. Desenvolvido para correr na Nascar, o Plymouth Roadrunner Superbird era facilmente identificado pelo nariz pontudo e pela asa traseira gigante. Esses exageros também tornaram a vida do carro difícil: muitos clientes preferiam o Roadrunner tradicional. Mas que ele era legal, era.
8/10
Mercury Cougar
A vida do Cougar foi longa, de 1966 a 2002. Mas a essência do carro como pony car se concentrou nas duas primeiras gerações, entre 1966 e 1973. A ideia era tornar o carro uma opção um pouco acima do Mustang, já que a Mercury também pertencia à Ford. No mais, a receita básica estava lá: motor V8, cara de mau, preço acessível.
9/10
FPV FG GT
Baseado no Ford Falcon australiano, ele levou a receita básica dos muscle cars para o outro lado do mundo. O visual 'bravo' somado a um motor V8 sobrealimentado com compressor faz dele um belo esportivo, capaz de chegar aos 100 km/h em menos de 5 segundos.
10/10
Holden Commodore SS V Redline
O Holden Commodore já chegou a ser vendido no Brasil como Chevrolet Omega. Mas na Autrália, onde o carro está na quarta geração, ele tem uma versão menos comportada. Chamada de Commodore SS V Redline, ela utiliza um motor V8 6.0 e, assim como sua inspiração, é uma opção mais em conta em relação a modelos esportivos consagrados.