Museu de Turim mostra evolução do automóvel

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Prédio é moderno

Acervo ocupa três andares de prédio moderno, inaugurado em 2011. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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Saguão de entrada reúne vários esportivos

Visitante é recebido por uma seleção de esportivos raros, como o Dallara Stradale, em primeiro plano. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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Tesla Roadster Sport

Foi o primeiro modelo da Tesla. Apresentado em 2006 e lançado em 2008, é um conversível elétrico desenvolvido em parceria com a Lotus. Ficou famoso quando foi lançado ao espaço, em fevereiro de 2018, em um foguete da SpaceX, pertencente a Elon Musk, também dono da Tesla Motors. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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Pope

Este modelo norte-americano de 1907 tem motor elétrico, alimentado por baterias localizadas sob o banco. Era capaz de andar a 30 km/h. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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Trio dos tempos austeros

Nos anos 50, com a Europa ainda sentindo os efeitos da Segunda Guerra, surgiram vários modelos despojados e baratos. Foi o caso do Fiat 600 (à esquerda), Acma Vespa (centro) e Fiat 500 (à direita). Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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Museu com bom humor

A ala descontraída do museu tem o nome de 'Follia', e usa como letreiro um luminoso da Ford. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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Lata de sardinhas

Na ala divertida do museu, Uno foi transformado em lata de sardinhas. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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Isotta Fraschini 1929

Modelo italiano era caro e refinado. Motor de oito cilindros gerava 110 cv e levava o carro a 140 km/h. Hairton Ponciano/Estadão

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Rolls-Royce Silver Ghost 1914

Não por acaso, modelo de luxo inglês está ao lado do italiano Isotta Fraschini, e tem motor de seis cilindros. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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Garagem dos pioneiros

Alguns dos automóveis mais antigos do acervo estão reunidos em uma ala que reproduz uma oficina de época. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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Fiat Downtown 1993

Protótipo era uma ideia da Fiat para locomoção urbana: motor elétrico e dimensões compactas. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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Fiat Multipla 1956

Não é de agora que a Multipla tem estilo, digamos, 'polêmico'. O modelo de 1956 já era assim. Mas, como no modelo atual, oferecia bastante espaço, mesmo não sendo grande por fora. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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NSU 1966

Sedã alemão tinha motor Wankel (rotativo), que proporcionava bom desempenho. O propulsor de apenas 1 litro gerava 130 cv e levava o carro a 180 km/h. Por outro lado, o consumo era alto. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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Packard Super-eight 1937

Mais um representante americano em Turim. O Packard era tão grande quanto elegante e luxuoso. Com motor de oito cilindros, rendia 125 cv e era capaz de alcançar 120 km/h. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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Fiat Turbina 1954

O protótipo da Fiat tinha linhas aerodinâmicas e, como diz o nome, turbina. Gerava 300 cv a 22 mil rpm, e era capaz de alcançar 250 km/h. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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Jaguar E-Type 1969

Com sua frente marcante, o inglês Jaguar E-Type sempre seduziu pela beleza e esportividade. O motor de seis cilindros gerava 269 cv, e era capaz de alcançar 240 km/h. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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Citroën 2 CV 1958

O 2 CV era o equivalente francês ao Volkswagen Fusca alemão e ao Fiat 500 italiano: prático, simples e barato. No museu de Turim, recebeu status de carro 'descolado'. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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Austin Seven 1932

O inglês Austin Seven foi um sucesso no Reino Unido por ser compacto, acessível, econômico e simpático. Com motor de quatro cilindros e 748 cm3, rendia 13 cv e chegava a 70 km/h. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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Cord 1931

Modelo americano tinha estilo marcante e motor de oito cilindros. Rendia 125 cv e alcançava 170 km/h. Foto: Hairton Ponciano/Estadão

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