O significado dos logotipos das montadoras

1/12

AUDI

As quatro argolas simbolizam a fusão das montadoras Horch, DKW, Audi e Wanderer, as mais antigas da Alemanha, que se juntaram em 1932 para formar a Auto Union, que depois passaria a se chamar apenas Audi.

2/12

CHEVROLET

A origem da gravata-borboleta já foi explicada por várias teorias, nenhuma confirmada. Um dos fundadores da marca, William Durant, declarou que a inspiração veio do papel de parede de um hotel em Paris. Mas há quem diga que o ponto de partida do logotipo foi a bandeira da Suíça, país de origem de Louis Chevrolet, que também participou da fundação da montadora.

3/12

CITROËN

As duas letras 'V' invertidas, chamadas de “double chevron”, são a representação de um par de engrenagens helicoidais, peças desenvolvidas pelo engenheiro que fundou a marca, Andre Citroën.

4/12

CORVETTE

O logotipo da Corvette, marca norte-americana do grupo General Motors, traz várias referências à história da Chevrolet. A gravata-borboleta é a mesma que aparece nos carros da Chevrolet. Já a flor-de-lis é um dos símbolos da França, país de origem da família do cofundador Louis Chevrolet. A bandeira quadriculada, por sua vez, remete às corridas de carros.

5/12

FERRARI

Um dos heróis da Itália na Primeira Guerra Mundial, o piloto de caça Francesco Baracca tinha o cavalinho rampante na cabine de seu avião. Ele faleceu em 1918 e, cinco anos depois, sua mãe pediu a Enzo Ferrari que colocasse o símbolo em seus carros, dizendo que traria sorte para a marca. E assim foi feito.

6/12

HYUNDAI

À primeira vista, trata-se apenas da letra H, inicial do nome da montadora. Mas a intenção por trás do desenho do logotipo foi representar duas pessoas cumprimentando-se com um aperto de mão, simbolizando a relação de confiança entre a empresa e seu cliente.

7/12

LAMBORGHINI

Não faltam referências aos touros no DNA da Lamborghini: seu fundador, Ferruccio Lamborghini, era taurino (nascido no dia 28 de abril) e apaixonado por touradas. Não por acaso, além de estampar o logotipo da marca, o animal batiza alguns de seus modelos, como Diablo, Aventador e Murciélago, todos nomes de touros famosos.

8/12

MERCEDES-BENZ

A estrela de três pontas da fabricante alemã de carros de luxo sintetiza a pretensão do fundador Gottlieb Daimler de fabricar meios de transporte por terra, ar e água.

9/12

PEUGEOT

O leão passou a estampar o logotipo da empresa francesa em 1847, quando seu foco ainda era a fabricação de ferramentas de aço, como serras e lâminas. Rápido e com dentes e mandíbulas fortes, o animal parecia dialogar com os atributos dos produtos da marca. O desenho do leão foi lapidado oito vezes, a última em 2010, até adquirir a forma atual.

10/12

PORSCHE

O logotipo da Porsche mescla várias referências: as cores da bandeira da Alemanha, elementos do brasão da região de Württemberg-Baden (onde fica Stuttgart, cidade em que a marca ergueu sua sede, também mencionada no logotipo) e um cavalo, animal de porte altivo associado a força e rapidez.

11/12

RENAULT

Muitos podem não ter se dado conta, mas o losango que identifica a montadora francesa é, na verdade, um diamante. Ele representa riqueza, sofisticação e, sobretudo, durabilidade.  

12/12

VOLVO

A palavra “volvo” provém do latim volvere e significa “eu rodo”. Quanto ao círculo com a seta, não se trata de uma representação do sexo masculino, como alguns podem pensar, mas do antigo símbolo do elemento químico ferro e também do deus Marte na mitologia romana.

Você também vai gostar de


Publicidade