SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais

Os 20 carros mais vendidos em setembro de 2016

1/20

20º Renault Logan

2.484 unidades

2/20

19º Toyota Etios Sedan

2.721 unidades

3/20

18º Chevrolet S10

2.784 unidades

4/20

17º Honda Civic

2.820 unidades

5/20

16º Ford EcoSport

2.841 unidades

6/20

15º Toyota Etios

2.869 unidades

7/20

14º Toyota Hilux

2.897 unidades

8/20

13º Hyundai HB20S

3.234 unidades

9/20

12º Fiat Mobi

3.264 unidades

10/20

11º Fiat Toro

3.288 unidades

11/20

10º Honda HR-V

3.844 unidades

12/20

9º Fiat Palio

3.920 unidades

13/20

8º Fiat Strada

4.409 unidades

14/20

7º Jeep Renegade

4.456 unidades

15/20

6º Toyota Corolla

4.797 unidades

16/20

5º Renault Sandero

4.992

17/20

4º Chevrolet Prisma

5.344 unidades

18/20

3º Ford Ka

6.611 unidades

19/20

2º Hyundai HB20

10.020 unidades

20/20

1º Chevrolet Onix

12.592 unidades

Você também vai gostar de


Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.