Os 40 anos do Ford Fiesta

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Todas as gerações

Ao longo de seis gerações, o Fiesta passou de um simples compacto de entrada a um hatch com versões bem esportivas e visual instigante. Veja a seguir algumas curiosidades sobre o modelo.

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1ª geração: 1976-1983

O primeiro Fiesta chegou para concorrer com Fiat 127, Renault 5 e Opel Chevette e tinha um pequeno quatro cilindros de 957 cm³ e 41 cv. 

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2ª geração: 1983-1989

O segundo Fiesta, de 1983 tinha visual mais moderno e o mesmo motor Valencia de entrada, mas com 45 cv. A versão XR2, já existente desde a primeira geração, chegava a 96 cv.

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3ª geração: 1989-1995

Este Fiesta foi o primeiro a chegar ao País, em 1995, já no fim de seu ciclo de vida, o maior entre todos os Fiesta. Na Europa, o modelo teve até uma versão RS Turbo, com um 1.6 turbinado de 133 cv.

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3ª geração

O primeiro Fiesta trazido ao País tinha motor 1.0 com comando no bloco e era importado da Espanha. 

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4ª geração: 1995-2002

A quarta geração foi a primeira a ser feita no País, na fábrica da marca em São Bernardo do Campo. O modelo tinha opções de motor 1.0, 1.3 e um ótimo 1.4 16V de alumínio, que rendia 88 cv.

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4ª geração

Essa geração foi reestilizada em 1999 e ganhou sobrevida no Brasil mesmo após a chegada do modelo seguinte, em 2002. Foi vendido até 2006.

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Ford Courier

A picape Courier foi lançada no Brasil em 1997 com os motores 1.3 e 1.4 do Fiesta. Mesmo com vendas mornas, a caçamba comprida, capaz de levar uma motocicleta inteira, ajudou na sobrevida até 2013.

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Ford Fiesta Sedan

O quarto Fiesta também foi o primeiro a ter uma variante sedã, lançado por aqui na linha 2002 do modelo. Era importado do México e vinha sempre com motor 1.6.

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5ª geração - 2002-2008

A quinta geração do Fiesta chegou ao País em 2002 com visual diferente do Europeu e motores 1.0 e 1.6. O menor tinha ainda a polêmica versão Supercharger, que rendia os mesmos 95 cv da versão 1.6.

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6ª geração - Desde 2008

O sexto e atual Fiesta mudou radicalmente de visual e trouxe tecnologia para o segmento. Há versões com air bags laterais e de cortina, controle de estabilidade e conectividade a bordo. Recentemente, ganhou motor 1.0 turbo de três cilindros e 125 cv.

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