Os carros 1.0 mais potentes do mercado

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1 - VOLKSWAGEN POLO 200 TSI (128 cv)

O lançamento da nova geração do Volkswagen Polo tem tudo para dar uma sacudida no segmento de hatches compactos. A versão de topo já chega arrematando um título: o de motor 1.0 mais potente do País. O três-cilindros turbinado do novato gera até 128 cv.

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2 - VOLKSWAGEN GOLF TSI (125 cv)

Na versão 1.0 TSI, o hatch médio tem o mesmo motor tricilíndrico que passa a equipar a versão de topo do recém-lançado Polo. No irmão maior, porém, a potência entregue é 3 cv menor (embora o torque seja o mesmo, de 20,4 mkgf).

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3 - FORD FIESTA ECOBOOST (125 CV)

O motor Ecoboost 1.0 turbo da Ford equipa vários modelos da marca na Europa e nos Estados Unidos. Por aqui, foi incorporado na gama do Fiesta como opção de topo, acima do 1.6 de 128 cv. Pena que só é oferecido com o problemático câmbio automatizado Powershift. Ocupa a terceira posição na lista porque seu torque é menor que o do Golf: 17,3 mkgf.

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4 - VOLKSWAGEN UP TSI (105 cv)

A chegada da opção turbinada deixou o subcompacto ainda mais gostoso de dirigir. Com arrancadas rápidas e consumo urbano de até 14,3 km/l, o motor entrega o melhor dos dois mundos: prazer ao volante e eficiência. No Up!, o motor 1.0 turbo com injeção direta de combustível gera 105 cv de potência e um torque de 16,8 mkgf que surge já a 1.500 rpm. 

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5 - HYUNDAI HB20 1.0 TURBO (105 cv)

A Hyundai lançou uma opção 1.0 turbinada para ocupar o centro da gama, entre as versões 1.0 aspirada e 1.6. O torque, de 15 mkgf, também vem cedo, a 1.550 rpm. O resultado é, mais uma vez, um carro bem disposto e econômico (em ciclo rodoviário, a versão sedã cumpre a média de 15,2 km/l se abastecida com gasolina).

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6 - FORD KA 1.0 (85 cv)

Se a atual geração do Ka foi muito bem recebida por particulares e frotistas, uma das principais razões para isso foi seu motor, o mais forte entre os 1.0 aspirados do País. O tricilíndrico TiVCT entrega 85 cv e 10.7 mkgf e não se faz de rogado quando o motorista pressiona o acelerador, sobretudo no trânsito urbano.

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7 - RENAULT SANDERO EXPRESSION 1.0 (82 cv)

O espaçoso hatch da Renault foi completamente revigorado pela adoção de uma família de motores de origem Nissan. O tricilíndrico SCe de 82 cv e 10,5 mkgf se sai bem melhor que o quatro-cilindros anterior, de 80 cv. Mas parece menos ligeiro que o Up!, talvez por ser cerca de 100 kg mais pesado.

8/10

8 - VOLKSWAGEN UP! 1.0 MPI (82 cv)

Sejamos justos: mesmo a versão aspirada do Up! esbanja disposição no trânsito. O três-cilindros de 82 cv e 10,4 mkgf é esperto e econômico: em termos de diversão ao volante, o páreo entre ele e o Ford Ka é bastante acirrado.

9/10

9 - HYUNDAI HB20 1.0 (80 cv)

O HB20 foi o primeiro modelo do mercado brasileiro a apostar em um motor de três cilindros, caminho que foi seguido depois por Volkswagen Up! e Ford Ka. Quando abastecido com etanol, o propulsor Kappa gera até 80 cv de potência e 10,2 mkgf de torque.

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10 - FIAT ARGO DRIVE 1.0 (77 cv)

Apesar de sua potência de 77 cv o colocar abaixo do HB20 nesta lista, o motor do novato da Fiat tem uma oferta de torque maior: são 10,9 mkgf. Mesmo assim, as respostas aos comandos do acelerador são menos empolgantes que as do Hyundai.  

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