1/9
Renault Twizy
O Twizy é um veículo elétrico de apenas 2,34 m de comprimento, com lugar para duas pessoas. Como o banco do passageiro fica atrás do assento do motorista, o modelo é estreito (a largura é de 1,23 m). O Twizy pesa 473 kg e alcança 80 km/h de velocidade máxima.
2/9
Daihatsu Pico
O Daihatsu Pico é um conceito de 2011 com dois lugares e propulsão elétrica. De acordo com a fabricante japonesa, trata-se de uma proposta de veículo localizada no meio termo entre a motocicleta e o automóvel convencional. Ainda de acordo com a marca, o modelo pode ser uma opção para deslocamentos em centros urbanos populosos, e como veículos de entregas rápidas.
3/9
Smart fortwo
O Smart fortwo tem apenas 2,69 m de comprimento por 1,66 m de largura. Graças à distância entre eixos de apenas 1,87 m, o modelo tem diâmetro de giro de 7,3 metros. Há versões com motor a combustão e elétrico.
4/9
Honda NeuV
O Honda NeuV é um protótipo elétrico de dois lugares apresentado este ano pela marca japonesa. Segundo a Honda, o modelo é capaz de reagir segundo as emoções do motorista. Ele seria capaz de interpretar as ações comportamentais tomadas pelo condutor e, a partir delas, tomar algumas decisões. O nome NeuV é a junção das iniciais de New Electric Urban Vehicle.
5/9
Mahindra e20
O Mahindra e20 não é exatamente um microcarro. Com 3,59 metros, ele tem comprimento similar ao Fiat 500, por exemplo. Mas vale pela curiosidade. O modelo vendido na Índia tem quatro lugares e motor elétrico. De acordo com a Mahindra, a velocidade máxima é de 80 km/h.
6/9
Tango
Uma das peculiaridades do Tango é que ele é produzido nos Estados Unidos, justamente o país dos carrões. O modelo tem 1 metro de largura por 2,8 m de comprimento. Graças ao baixo centro de gravidade, a fabricante (Commuters Cars) garante que a dirigibilidade é um dos pontos fortes do modelo. A propulsão é elétrica e a aceleração de 0 a 96 km/h (0-60 milhas/hora) é feita em apenas 3,2 segundos!
7/9
Tata Nano
O pequeno carro da Tata continua fiel a suas origens. O modelo é bem simples, tem 3,1 metros de comprimento, leva quatro pessoas e pesa 600 quilos. As rodas são aro 12 e o motor de dois cilindros e 624 cm3 tem 38 cv. De acordo com a fabricante, o modelo é capaz de alcançar 105 km/h. O câmbio tem quatro marchas.
8/9
Gurgel Motomachine
O Gurgel Motomachine é nosso representante na lista dos microcarros. O modelo foi produzido pela Gurgel em 1991. Tinha dois lugares, portas de acrílico e motor de 800 cm3. Uma de suas curiosidades era o estepe exposto na traseira.
9/9
Romi Isetta
A Romi Isetta começou a ser produzida no Brasil em 1956. Entre as curiosidades estava a porta: entrava-se no microcarro (2,28 metros) pela frente, e não pelas laterais. O motor de 236 cm3 gerava somente 9,5 cavalos, e tinha dois cilindros. A partir de 1959, o pequeno modelo passou a ser equipado com motor de 13 cv, da BMW.