1/11
Quando o porta-malas é um problema
Os porta-malas de alguns carros não condizem com suas propostas. Entre outros aspectos, há os que são muito pequenos para o tamanho de suas carrocerias e os bem menores que os dos principais rivais. Veja alguns exemplos. Na lista, há modelos que estão em linha e outros que já deixaram de ser produzidos, mas ainda são vistos aos montes nas ruas.
2/11
Troller T4
Robusto e imponente, o jipe nacional tem um dos menores porta-malas do Brasil, com 134 litros
3/11
Toyota Fielder
A capacidade do compartimento é até boa, com 411 litros. O problema é que é inferior à de sua versão sedã, o Corolla. Isso é raro no mercado de carros: no geral, porta-malas de peruas são maiores que as de modelos três-volumes.
4/11
Suzuki Jimny
Seu porta-malas é, literalmente, o menor do Brasil. A capacidade é de 113 litros.
5/11
Fiat Mobi
Entre os subcompactos mais relevantes em vendas, tem a pior capacidade, de 215 litros. As acomodações no compartimento são bastante limitadas.
6/11
Jeep Compass
Os 388 litros não condizem com a proposta de um SUV médio. O principal rival, ix35, tem porta-malas com cerca de 600 litros.
7/11
Peugeot 206 SW
Os fãs de peruas geralmente esperam um porta-malas volumoso. O deste Peugeot, já fora de linha, não é: são 313 litros. Há até hatch compacto com capacidade semelhante.
8/11
Jeep
Os atributos desse carro são muitos, mas seu porta-malas é o menor da categoria, com 260 litros.
9/11
Honda Civic
A oitava geração do carro foi uma grande revolução estética e trouxe novos clientes, menos conservadores, para a Honda. Porém, nunca na história recente do mercado de carros do País um sedã médio teve porta-malas tão pequeno: 340 litros.
10/11
Ford Ka
Entre os hatches compactos com os quais concorre diretamente (Onix e HB20, principalmente), tem a menor capacidade: 257 litros.
11/11
Chevrolet Sonic
Na época em que os hatches compactos premium faziam mais sucesso, e o Sonic ainda era trazido ao País, ele se destacava pelo bom espaço interno, superior ao dos concorrentes. Por isso, é ainda mais espantosa a capacidade de seu porta-malas. Os 265 litros fazem do compartimento menor até que o do Fiat Punto, rival sempre criticado pelo porta-malas pequeno.