Quem controla quem no mundo automotivo

1/19

Volkswagen

O Grupo Volkswagen controla as marcas Porsche, Lamborghini, Seat, Skoda, Audi, Bugatti e Bentley.

2/19

Fiat (FCA)

A Fiat adquiriu o grupo Chrysler e deu origem à FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que controla não apenas as duas marcas mas também a Jeep, Dodge, RAM, Alfa Romeo, Lancia e Maserati. Controlava também a Ferrari, mas atualmente as ações da empresa estão distribuídas entre acionistas da FCA (80%) e Piero Ferrari, filho de Enzo (10%). Os restantes 10% foram negociadas na bolsa.

3/19

PSA

A PSA controlava as marcas francesas Peugeot, Citroën e DS. Agora também comanda a alemã Opel e a inglesa Vauxhall, empresas que pertenciam à General Motors.

4/19

Daimler

A Daimler controla a Mercedes-Benz e a Smart

5/19

Ford

A Ford controla a Lincoln e a Troller.

6/19

General Motors

A General Motors é a controladora da Chevrolet, GMC (divisão de caminhões), Holden (divisão da Austrália), Cadillac, Buick e Wuling Motors (China).

7/19

BMW

O grupo alemão BMW comanda as inglesas Mini e Rolls-Royce.

8/19

Toyota

A Toyota controla a divisão de luxo Lexus e a Daihatsu.

9/19

Renault

A francesa Renault mantém uma aliança com a japonesa Nissan. Além disso, controla a romena Dacia e a divisão automotiva da sul-coreana Samsung.

10/19

Nissan

Além da parceria com a Renault, a Nissan comanda a divisão de luxo Infiniti, a submarca Datsun e recentemente adquiriu o controle da Mitsubishi.

11/19

Tata Motors

A Tata Motors comanda as inglesas Jaguar e Land Rover.

12/19

Geely

A chinesa Geely é dona da sueca Volvo, da novata Lynk & Co (por meio da qual pretende entrar em mercados como Europa e EUA) e também controla a empresa que produz os táxis londrinos.

13/19

Hyundai

A Hyundai Motor controla a Kia e, desde o final de 2015, sua nova marca de luxo, Genesis.

14/19

Honda

A Honda controla sua marca de luxo Acura.

15/19

Suzuki

A japonesa Suzuki é uma das poucas fabricantes de automóveis que ainda se mantêm independentes.

16/19

Ferrari

No final de 2015, a Ferrari deixou de ser controlada pela FCA. As ações da empresa estão distribuídas entre os acionistas do grupo FCA (80%) e o filho de Enzo, Piero Ferrari (10%). Os restantes 10% foram negociados na bolsa.

17/19

Subaru

A Subaru é outra empresa que ainda se mantém independente.

18/19

Mazda

Embora a Ford ainda tenha uma pequena participação acionária na japonesa Mazda, atualmente a empresa é considerada independente.

19/19

Aston Martin

A inglesa Aston Martin já pertenceu à Ford, mas agora tem vida própria.

Você também vai gostar de