1/19
Volkswagen
O Grupo Volkswagen controla as marcas Porsche, Lamborghini, Seat, Skoda, Audi, Bugatti e Bentley.
2/19
Fiat (FCA)
A Fiat adquiriu o grupo Chrysler e deu origem à FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que controla não apenas as duas marcas mas também a Jeep, Dodge, RAM, Alfa Romeo, Lancia e Maserati. Controlava também a Ferrari, mas atualmente as ações da empresa estão distribuídas entre acionistas da FCA (80%) e Piero Ferrari, filho de Enzo (10%). Os restantes 10% foram negociadas na bolsa.
3/19
PSA
A PSA controlava as marcas francesas Peugeot, Citroën e DS. Agora também comanda a alemã Opel e a inglesa Vauxhall, empresas que pertenciam à General Motors.
4/19
Daimler
A Daimler controla a Mercedes-Benz e a Smart
5/19
Ford
A Ford controla a Lincoln e a Troller.
6/19
General Motors
A General Motors é a controladora da Chevrolet, GMC (divisão de caminhões), Holden (divisão da Austrália), Cadillac, Buick e Wuling Motors (China).
7/19
BMW
O grupo alemão BMW comanda as inglesas Mini e Rolls-Royce.
8/19
Toyota
A Toyota controla a divisão de luxo Lexus e a Daihatsu.
9/19
Renault
A francesa Renault mantém uma aliança com a japonesa Nissan. Além disso, controla a romena Dacia e a divisão automotiva da sul-coreana Samsung.
10/19
Nissan
Além da parceria com a Renault, a Nissan comanda a divisão de luxo Infiniti, a submarca Datsun e recentemente adquiriu o controle da Mitsubishi.
11/19
Tata Motors
A Tata Motors comanda as inglesas Jaguar e Land Rover.
12/19
Geely
A chinesa Geely é dona da sueca Volvo, da novata Lynk & Co (por meio da qual pretende entrar em mercados como Europa e EUA) e também controla a empresa que produz os táxis londrinos.
13/19
Hyundai
A Hyundai Motor controla a Kia e, desde o final de 2015, sua nova marca de luxo, Genesis.
14/19
Honda
A Honda controla sua marca de luxo Acura.
15/19
Suzuki
A japonesa Suzuki é uma das poucas fabricantes de automóveis que ainda se mantêm independentes.
16/19
Ferrari
No final de 2015, a Ferrari deixou de ser controlada pela FCA. As ações da empresa estão distribuídas entre os acionistas do grupo FCA (80%) e o filho de Enzo, Piero Ferrari (10%). Os restantes 10% foram negociados na bolsa.
17/19
Subaru
A Subaru é outra empresa que ainda se mantém independente.
18/19
Mazda
Embora a Ford ainda tenha uma pequena participação acionária na japonesa Mazda, atualmente a empresa é considerada independente.
19/19
Aston Martin
A inglesa Aston Martin já pertenceu à Ford, mas agora tem vida própria.