Veículos icônicos dos 100 anos da BMW

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BMW R32 (1923)

No mundo das motos, que veio antes do que os carros para a BMW, o modelo R 32 é um dos mais cultuados da marca. Produzido entre 1923 e 1926 foi o primeiro modelo da marca e também sacramentou o padrão boxer (cilindros opostos) para as motos da marca com o motor de 494 cm³ e 8,5 cv

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BMW 3/15 (1929)

Dos 100 anos que completa como marca, a BMW começou a produzir carros apenas em 1929, quando criou o 3/15, um carro que surgiu de um Joint Venture com a britânica Austin Seven. 

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BMW 303 (1933)

Em 1933, o 303 era apresentado como o primeiro BMW que traria dois itens que se tornariam um ícone da marca: A grade 'duplo rim' do motor e o motor seis cilindros em linha, no caso, um 1.2 que gerava 30 cv 

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BMW 328 Roadster (1936)

O 328 Roadster se tornou uma referência dentro da marca. O modelo foi a inspiração para a criação de outros roadster, como o Z1, o Z3, o Z4 e o Z8. Ele tinha um motor seis cilindros em linha de 2 litros com 80 cv

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BMW R24 (1948)

A BMW R24 foi a primeira motocicleta do pós-guerra. Criada em 1948, tinha motor monocilíndrico de 247 cm³ que gerava 12 cv e já era um quatro tempos, apesar de muitas marcas utilizarem ainda, nessa época, propulsores dois tempos. 

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BMW 501 (1952)

O 501 foi o primeiro carro do pós 2ª Guerra que a marca construiu entre 1952 e 1962. Ele teve motores seis cilindros e V8 entre 2.0 e 2.6. O câmbio era manual de quatro marchas. Ele foi substituído pelo 502 em 1954, mas a base continuava a mesma

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BMW-Isetta (1955)

O BMW Isetta é um clássico que os brasileiros conhecem bem. Por aqui ele foi licenciado e produzido como Romi-Isetta. Com abertura frontal, ele tinha um motor monocilíndrico de 247 cm³ de 13 cv derivado de motocicleta que era tido como mais confiável que o original italiano da Iso

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BMW 2002 (1968)

O sedã 2002 foi um dos iniciantes de um detalhe de design que se tornou característico a todo BMW até hoje, o Hofmeister Kink, que é a linha no final dos vidros laterais traseiros, que formam um vinco de três ângulos presente em todo veículo da marca até hoje

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BMW 3.0 CSL (1971)

O BMW 3.0 CSL foi o modelo que iniciou a linha de carros com preparação esportiva, que tinha peso reduzido para atender a homologação da regra da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para o Grupo 4 do rali, onde foi guiado por Hans-Joachim Stuck. 

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BMW Série 3 (1975)

A primeira geração do Série 3, que chegou em 1975, sacramentou o estilo dos sedãs médios da marca e a nomenclatura que ficou até hoje, além de suceder o 2002. Ele já contava na época com suspensão independente e freio a disco nas quatro rodas.

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BMW R90S (1973)

A R90S, lançada em 1973, foi a primeira moto carenada na história da BMW. Com motor boxer de dois cilindros e 898 cm³ que gerava 70 cv ela era conhecida também pelo conforto, apesar de ser um modelo esportivo. 

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BMW M3 (1987)

O BMW M3 não foi o primeiro M - já tinha o M1 e o M5 - mas sua primeira geração é uma das mais lembradas. O sedã médio se destacava por sua dirigibilidade invejável e o desempenho do motor quatro-cilindros de 2,3 litros que gerava 195 cv acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Sua versão conversível chegou em 1988 com motor de 215 cv e velocidade máxima de 239 km/h.

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BMW R80 GS (1980)

O surgimento da linha GS como referência para o uso off-road veio com a R80 GS, que serviu como base para um modelo que correu o rali Dakar. Com seu motor dois cilindros boxer de 797,5 cm³ que gerava 50 cv e tinha boa capacidade de transpor obstáculos difíceis, além da resistência pelo uso de eixo cardã para transmissão final

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BMW X6 (2009)

A BMW criou um novo conceito de carro, o utilitário-crossover, com o X6. O modelo deu início a uma nova categoria que atualmente conta com o Mercedes-Benz GLE Coupe como rival. A Audi deve ser a próxima a criar um rival para esta categoria. Ele ganhou também um versão esportiva, com suspensão esportiva, novos modos de condução e mais potência no motor V8 4.4 de 450 cv 

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BMW i3 (2004)

Dentro de um universo onde carros elétricos são caros, a BMW criou a divisão i que desenvolveu o i3, um compacto elétrico e bastante acessível para mercados com incentivos, como a Europa. Com plataforma em fibra de carbono para melhorar o desempenho, tem motor elétrico de 170 cv e tração traseira. Para melhorar a gama, a empresa desenvolveu também uma versão 'híbrida', com motor a combustão de 800 cm³ que funciona como gerador

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