Veja como se posicionar corretamente ao volante

1/8

SENTE-SE BEM AO VOLANTE

É comum ter que ficar sentado ao volante do carro por muitas horas no trânsito do dia a dia de uma grande cidade. Por isso, posicionar-se corretamente no banco do motorista é fundamental para que o condutor fique o mais confortável possível para encarar tráfego intenso ou horas de estrada. Selecionamos algumas dicas importantes para se posicionar melhor ao volante.

2/8

AJUSTE DE ALTURA

Boa parte dos carros à venda no País têm ajuste de altura do banco do motorista, feito por uma alavanca na lateral, roldana ou botões de acionamento elétrico. Comece da posição mais baixa e vá levantando o assento até encontrar a posição ideal. O ajuste da altura deve ser feito em conjunto com o da distância dos pedais, para que os joelhos não fiquem esticados ou flexionados demais

3/8

DISTÂNCIA DOS PEDAIS

Ficar muito perto do volante pode causar dores nas costas e na região cervical. Ficar longe demais pode dificultar o acesso a todos os comandos e fazer o motorista se sentar sobre o osso da bacia, forçando a região lombar, sem que haja apoio do banco à coluna. O encosto do banco também não pode estar muito deitado. O melhor ângulo é de cerca de 100° em relação à parte inferior do corpo.

4/8

RETROVISOR INTERNO

A visão do espelho interno deve compreender o máximo do vidro traseiro possível. Ajuste-o a partir da base do vidro e vá subindo até quase não vê-lo mais. 

5/8

PEDAIS

Em carros com câmbio manual, o motorista deve ser capaz de acionar o pedal da embreagem até o fim do curso sem precisar levantar o calcanhar do chão do carro. Isso diminuirá o cansaço e o esforço nas panturrilhas.

6/8

ENCOSTO DE CABEÇA

São poucos os modelos onde não é possível ajustar a altura do encosto de cabeça. Seu posicionamento correto é fundamental para proteção da cabeça em caso de colisões. O topo do encosto deve ficar ligeiramente acima da linha das pálpebras e o mais próximo possível da nuca do motorista.

7/8

REGULAGEM DO VOLANTE

O motorista deve ser capaz de colocar os punhos sobre o volante, para assegurar a distância correta em relação ao corpo do condutor. Caso seja possível, o volante deve ser regulado em altura e profundidade para que o motorista se sinta mais confortável com todos os ajustes do banco. A peça também deve deixar caminho livre para a visão de todos os instrumentos do painel.

8/8

RETROVISORES EXTERNOS

Os espelhos externos devem oferecer o maior campo de visão possível para as laterais do carro. O correto é ajustá-los a ponto de quase não ver mais a lateral do carro, maxmizando a área de reflexo.

Você também vai gostar de