Velocidades máximas dos carros dos anos 1980

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VW GOL

A primeira geração do Volkswagen Gol estreou com o mesmo motor Boxer 1.6 refrigerado a ar que foi usado pelo Fusca e todos os seus derivados. Com ele, o hatch atingia 142 km/h. Com os motores da família AP, o desempenho melhorou muito: o 1.6 chegava a 163 km/h e o 1.8, a 168 km/h. Em 1989, a versão GTi, com inédita injeção eletrônica, foi lançada, com 173 km/h de velocidade máxima.

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VOLKSWAGEN PASSAT

Na década de 1980, o VW Passat teve versões com motores de 1,6 litro (com máximas de 152 a 158 km/h, conforme a safra) e 1,8 litro (com máximas entre 166 e 170 km/h)

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VOLKSWAGEN SANTANA

Lançado em 1984, protagonizou com o Chevrolet Monza um duelo entre sedãs médios que equivaleria ao travado hoje entre Civic e Corolla. O motor AP-1800 permitia ao Santana atingir 171 km/h. Mais tarde, viriam opções com motor 2.0.

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FORD CORCEL II

A segunda geração do Corcel foi lançada em 1978 e saiu de linha em 1986. O carro era pesadão demais para o fraco motor CHT 1.6, herança do Gordini; com ele, chegava a meros 145 km/h. A versão esportiva GT ia pouca coisa além: 151 km/h.

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FORD ESCORT

Equipado com o mesmo motor CHT 1.6 do Corcel, o Escort era bem mais leve e conseguia chegar a 159 km/h. O esportivo XR3, num primeiro momento, usava uma versão retrabalhada desse motor, com máxima de 163 km/h.

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CHEVROLET CHEVETTE

Na década de 1980, o compacto da Chevrolet já usava um motor 1.6 bem melhor que o 1.4 de seus primeiros anos de carreira. Com ele, chegava a razoáveis 150 km/h.

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CHEVROLET MONZA

Objeto de desejo absoluto da década de 1980, o Chevrolet Monza tem uma legião de fãs até hoje. Com motor 1.8, chegava a 157 km/h; com o 2.0, que estreou na gama em 1987, a máxima era de 170 km/h.

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CHEVROLET KADETT

O Kadett marcou os anos 1990, mas foi lançado em 1989. Em sua estreia, ainda não tinha injeção eletrônica. Com motor 1.8, chegava a 160 km/h. Já a versão esportiva GS usava um propulsor de 2 litros que o permitia alcançar 171 km/h.

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CHEVROLET OPALA

O saudoso Opalão tinha duas configurações mecânicas: 2,5 litros e quatro cilindros, com máxima de 149 km/h, ou 4,1 litros e seis cilindros, que podia chegar a 176 km/h.

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FIAT 147

O carrinho que marcou a estreia da Fiat no Brasil entrou na década de 1980 com motorizações de 1.050 cm³ e 1.300 cm³, cujas velocidades máximas pouco diferiam entre si: 138 e 140 km/h, respectivamente. A versão esportiva Rallye chegava a 142 km/h.

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FIAT UNO

Apelidado de 'botinha ortopédica' em seu lançamento, em 1984, o Uno viveu muitas transformações. Na década de 80, as versões com motor 1.3 chegavam a 145 km/h, com exceção da esportivada SX, em que o propulsor atingia 155 km/h. Em 1987, o modelo ganhou uma versão esportiva de fato, com motor de 1,5 litro que chegava a 163 km/h (e seria mantido até 1990). Também em 1990, o Uno inaugurou a era dos chamados 'carros populares', com motores 1.0. Na versão Mille, ele só tinha fôlego para chegar, com sofreguidão, aos 135 km/h.

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