
No Japão feudal, ninjas e samurais eram grandes inimigos, o primeiro a serviço de quem pagasse mais e o segundo honrando as ordens do imperador. No Brasil moderno, uma ninja de sucesso, a Kawasaki 300, acaba de encontrar seu samurai, a Yamaha R3, que começa a ser vendida em setembro por R$ 19.900, preço ligeiramente inferior aos R$ 20.213 da rival nipônica.
Mas é andando que o novo modelo montado pela Yamaha em Manaus mostra suas armas para o combate, que promete ser acirrado. O motor de dois cilindros em linha e 320 cm³ trabalha de forma parruda, dando à moto o máximo que seus 42 cv e 3 mkgf podem gerar.
O resultado disso são acelerações vigorosas para uma moto pequena, de 167 quilos, fazendo o piloto chegar a velocidade de cruzeiro de 100 km/h com certa facilidade e com pouca vibração, culpa da tecnologia DiASil, patenteada pela marca, que adiciona 80% de alumínio e 20% de silício na composição do cilindro para melhorar a dissipação de calor.
Bem “na mão”, a R3 é uma esportiva pequena muito fácil de controlar. A suspensão dianteiro tem tubo interno de 41 mm, o melhor da categoria, o que facilita o ataque às curvas. Já a suspensão traseira do tipo monocross, com apenas um amortecedor traseiro, tem o garfo longo, o que diminui o balanço de distribuição para a traseira, dando mais conforto ao piloto, que não vira um pêndulo.
A posição de rodagem é ótima, com o piloto menos inclinado que o visto em outras esportivas. Isso cansa menos no uso urbano da moto, o que acabará sendo a atividade principal dos compradores da moto. Ainda nesse quesito, o semi-guidão é estreito e vai ajudar a passar entre os carros no trânsito.
O quadro de aço do tipo diamante dá boa rigidez à R3, que por conta disso e de seus ajustes suspensivos, mais endurecidos, é muito boa de curva. Mas os pneus Metzeler não são os mais indicados para um tocada mais esportiva, se o objetivo do comprador for participar de track days. Eles desgarram um pouco em situação limite e exigem um certo grau de perícia para reestabilizar a moto.
Na parte visual, a R3 foi concebida a partir da excelente estética da R1, e traz um porte que está mais para uma 600, tirando a impressão de que ela é uma moto pequena. Ainda seguindo os passos de sua irmã maior, a 300 tem luz sinalizadora de passagem de marcha no painel digital, indicador de marcha a até aviso do tempo da troca de óleo.
A R3 será vendida em três cores, azul e prata fosco, preta e branca e vermelha. Em novembro chega a versão com freios ABS, que terá preço de R$ 21.990. Nesse primeiro momento, a Yamaha terá um sistema de financiamento especial, em que o futuro comprador poderá dar entrada de R$ 6.350 e pagar mais 48 parcelas de R$ 490. Já o seguro no primeiro ano será fixado, independentemente do perfil, em R$ 2 mil.
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Modelo montado em Manaus começa a ser vendido em setembro pelo preço inicial de R$ 19.990.
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Modelo montado em Manaus começa a ser vendido em setembro pelo preço inicial de R$ 19.990.
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Modelo montado em Manaus começa a ser vendido em setembro pelo preço inicial de R$ 19.990.
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Modelo montado em Manaus começa a ser vendido em setembro pelo preço inicial de R$ 19.990.
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Modelo montado em Manaus começa a ser vendido em setembro pelo preço inicial de R$ 19.990.
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Modelo montado em Manaus começa a ser vendido em setembro pelo preço inicial de R$ 19.990.
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Modelo montado em Manaus começa a ser vendido em setembro pelo preço inicial de R$ 19.990.