Ao ligar o rádio da moto, a primeira música a surgir é “God is Dead?” (Deus está morto?, em português), do Black Sabbath. A pergunta exige uma resposta que é dada logo nos primeiros minutos de avaliação da Harley-Davidson Street Glide Special, vendida na linha 2017 por R$ 86.400 – 6% a menos que na gama 2016. Não só Deus Ex Machina (Deus surgido da máquina) está vivo, como só pode ter sido de sua autoria os prodígios vistos na motocicleta com o novo motor V2 de 1.750 cm2Milwaukee-Eight.
Apenas dois meses após seu lançamento mundial, a Street surge por aqui. E é impressionante como está melhor em quesitos como dissipação de calor, posição de pilotagem, vibração e suspensões.
Conforme informações da Harley-Davidson, as vibrações foram reduzidas em 75%. Essa sensação fica mais evidente em marcha lenta que em velocidades mais elevadas. Uma jornalista conseguiu até retocar o batom olhando no retrovisor, com a moto ligada, algo impensável na linha anterior.Para causar esse efeito suave e forte ao mesmo tempo, a marca trabalhou bastante em seu nono motor da história.
Há nesse V2 50% a mais de fluxo de admissão e escapamento, ganho de 10% no torque e quatro válvulas por cilindro para melhorar a queima de combustível. Com isso, a Street Glide, que já acelerava forte, agora causa ainda mais impacto com seus 15,1 mkgf já a 3.250 giros. Essa força passou a ser entregue de forma mais linear, “liberando” o câmbio para ficar quase sempre na terceira marcha em uso urbano e em sexta na estrada.
Além disso, por ter um novo desenho, o Milwaukee-Eight 107 também possibilita que o piloto fique com as pernas mais encaixadas na moto. Isso também ajuda a aproveitar melhor as inéditas suspensões, cujos amortecedores pressurizados oferecem de 15% a 30% a mais de ajuste de pré-carga que os anteriores. Na dianteira, garfos Showa derivados de competição diminuem o peso do conjunto, o que permite “atacar” melhor as curvas. E, se acontecer algum susto, freios Brembo estão lá para dar uma diminuída no ritmo.
Ficha técnica
Motor
1.753 cm³, V2, gasolina
Torque (mkgf)
15,1 a 3.250 rpm
Câmbio
Seis marchas
Peso
376 quilos
Altura do assento
685 milímetros
Comprimento
2,42 metros