Na indústria de automóveis, é comum as marcas terem carros semelhantes, que se diferenciam pelo acabamento e nível de equipamentos. Um bom exemplo é a Volkswagen, com Gol e Fox. No caso das motos, a Honda está adotando essa estratégia, a fim de ocupar cada espaço possível do mercado e atingir todo tipo de público -, mesmo que isso crie concorrência interna. A marca usou essa tática com as big trail CB500 X e NC 750 X, e a repete com a trail XRE 190, tabelada a R$ 13.300.
O modelo inédito, fabricado em Manaus, acaba de chegar às autorizadas e ocupa a lacuna entre a Bros 160 (R$ 9.950) e a XRE 300 (R$ 15.560), com a qual tem muitas semelhanças. O visual de ambas é parecido, mas o da novata é mais comedido, com para-lamas e moldura do farol menores.
O painel de instrumentos, todo digital, é parecido com o da Bros e traz velocímetro, conta-giros, marcador do nível de combustível, hodômetro parcial e total e também indicador de consumo médio.
Entre os destaques da XRE 190 estão os freios a disco com ABS na roda dianteira, solução adotada para manter a Honda estável em frenagens sobre piso de baixa aderência sem ter de elevar muito o preço da moto. A posição de guiar é boa e o banco, confortável, mas apenas em trajetos curtos.
O motor bicombustível de 184,4 cm3 gera até 16,4 cv e 1,66 mkgf. Esse monocilíndrico garante boas arrancadas e retomadas de velocidade, além de força para encarar subidas, mas vibra mais que o da Bros.
Voltada ao asfalto, a XRE 190 tem altura em relação ao solo (24,1 cm) e curso de suspensão (16 cm na frente e 15 cm atrás) menores que os da Bros, além de ajuste um pouco mais firme.