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Avaliação: Gorilla, uma réplica da Honda Z50
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Avaliação: Gorilla, uma réplica da Honda Z50

Marcelo FenerichPequena e esperta. Assim pode ser definida a Retroline Gorilla 50, que chega ao Brasil de olho nos jovens... leia mais

02 de jan, 2013 · 4 minutos de leitura.

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 Avaliação: Gorilla, uma réplica da Honda Z50

Marcelo Fenerich

Pequena e esperta. Assim pode ser definida a Retroline Gorilla 50, que chega ao Brasil de olho nos jovens motociclistas. Por se tratar de um modelo com apenas 49 cm³, não pode ser emplacado e rodar em vias públicas.

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Além disso, seu preço sugerido é um tanto alto: R$ 5.990. Apenas como comparação, o da urbana Honda CG 125 Fan Ks é de R$ 5.280.

De acordo com o diretor comercial da Drop Boards, empresa que monta (com peças importadas da China) o veículo no Brasil, Ricardo Ducco, apesar de voltada ao público jovem, a moto atrai colecionadores e é bem vista por adultos para ser usada em condomínios fechados, praias e sítios. “Ela é uma réplica da Honda Mini-Trail Z50, fabricada em larga escala nos anos 70 e 80 e eternizada pela banda The Jacksons 5 (na qual estreou o astro pop Michael Jackson).”


Baixinha (são apenas 86 centímetros de altura), a moto tem propulsor monocilíndrico, de quatro tempos, que pode dar alguns sustos na hora da arrancada. Para engatar a segunda marcha, por exemplo, é preciso tirar a mão do acelerador e ficar com o pé direito sobre o freio traseiro. Além disso, o modelo empina com facilidade. O câmbio é semiautomático de quatro velocidades.

Porém, mesmo tendo força de arranque, a Gorilla demora para embalar. Foi preciso paciência para atingir a velocidade máxima alcançada durante a avaliação: 60 km/h.

Segundo a montadora, sob condições ideais de uso (velocidade constante de até 30 km/h, em percurso plano e com carga não superior a 70 kg) a autonomia é de aproximadamente 500 km. Em seu tanque cabem 8,5 litros de gasolina.


Os freios surpreendem. Como a moto possui disco na roda dianteira – e tambor na roda de trás -, basta acioná-los, sem aplicar muita força, para que ela estanque.

Um ponto negativo para pilotos com estatura de aproximadamente 1,80 metro é a posição de pilotagem. Como o assento está a 67 cm do chão, as costas ficam arqueadas e os joelhos, muito altos. Entretanto, para que não batam no guidom, ele é dividido em duas partes e tem regulagem de distância da mesa.


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