Suspensão invertida de curso longo, rodas raiadas, pneus mistos, protetores de mão e para-brisa ajustável. Você poderia pensar que essa descrição é de uma motocicleta big trail, mas nós estamos falando de um scooter. Trata-se do X-ADV (lê-se équis eidivi) da Honda. O modelo vem importado da Itália e custa R$ 52.500.
Com um conceito fora do comum, o modelo mescla as características off-road típicas de motos big trail com a comodidade de um scooter – no caso, de alta cilindrada. O X-ADV usa o mesmo motor da NC 750 X, um dois-cilindros de 745 cm³ que rende 54,8 cv e 6,9 mkgf. O câmbio é automatizado de seis marchas com opção de trocas por meio de botões nos punhos de comando.
Esse conjunto surpreende pelo torque presente desde as baixas rotações. De funcionamento gradual, ele não é agressivo na entrega de potência, mas o ajuste do câmbio proporciona respostas rápidas para o X-ADV em retomadas e saídas de curva. No modo Sport, ele fica ainda mais esperto e divertido. O modo manual, usando as teclas, é bastante intuitivo.
As suspensões, com curso de 153 mm na frente e 150 mm atrás, têm ajustes de pré-carga e surpreendem pela capacidade de absorção – característica não esperada em scooters. O componente permite uma tocada mais esportiva em trechos sinuosos sem que a frente do scooter afunde nas frenagens mais fortes e nas trocas de direção.
A posição de guiar é bastante agradável e para os pés há duas opções: esticados à frente e relaxados ou recuados à 90°, em uma pegada mais urbana, mas ainda não esportiva. O guidom também é bem localizado. O assento é agradável para o piloto e o garupa, graças à espuma com largura e espessura adequadas.
O painel todo digital oferece boa leitura dos dados e combina com o estilo futurista. As linhas angulosas e modernas chamam a atenção, junto com as dimensões avantajadas para um scooter.
De série, há ABS, luzes de LEDs, partida sem uso da chave e tomada 12V sob o assento.
O espaço sob o banco é suficiente para apenas um capacete fechado, mas é bom para carregar pequenas cargas, como sacolas, por exemplo. A área não é maior porque a roda traseira de 15 polegadas “rouba” espaço que poderia ser de carga. Não dá para ter tudo.
FICHA TÉCNICA
Motor
745 cm³, 2 cil., 8V, gasolina
Potência (cv)
54,8 a 6.250 rpm
Torque (mkgf)
6,9 a 4.750 rpm
Câmbio
Automatizado, seis marchas
Peso
223 kg
PRÓS – VERSATILIDADE
Conforto e praticidade do scooter com capacidade off-road são pontos fortes
CONTRAS – PREÇO
R$ 52 mil por um scooter é muito; há opções mais atraentes nessa faixa.