Havia rumores no mercado de que uma versão “bagger” (com alforjes laterais rígidos) da Chief Classic estaria chegando ao Brasil. Até que ela chegou, montada em Manaus em regime de CKD (com peças importadas), e o que se viu não é nada disso. Muito pelo contrário: a Indian Springfield, que parte de R$ 91.990, vai muito além de uma motocicleta com mero espaço para carga e, na pista, se mostrou o melhor produto da marca no País até agora.
Por ora a única representante da linha 2017 da Indian entre nós, a Springfield tem o mesmo motor da Roadmaster, o V-twin Thunder Stroke 111 de 1.811 cm2. O ótimo torque de 16,48 mkgf a apenas 3 mil rpm é administrado pelo câmbio de seis marchas. Com três comandos de válvula no cabeçote e duas válvulas por cilindro, a nova moto acelera forte e de forma linear, graças também à transmissão, que faz trocas de certa forma suaves para uma custom desse porte.
O chassi, todo de alumínio, também é o mesmo da Roadmaster. Os amortecedores, a ar, são da Fox e podem ser ajustados por meio de uma bombinha. E são eles, juntamente com as suspensões, que levam a Springfield a outro nível na hora de encarar curvas.
A nova Indian é suave ao “atacar” as curvas e raspa as pedaleiras no chão com facilidade, tamanha a inclinação que ela propicia. A Springfield tem ótima capacidade de carga (são 242 quilos). No tanque cabem 20,8 litros de gasolina.
De diferenças em relação à Vintage, da qual herda o visual, estão banco com desenho exclusivo, para-brisa menor, protetores laterais na frente e atrás, guidão mais curto e menos aberto, pedal tipo plataforma para o garupa, sensor de pressão dos pneus e, claro, os belos alforjes rígidos removíveis nas laterais.
Ciclística
Modelo é fácil de guiar e bom de curva, algo raro em motos desse porte
Preço
Embora seja moderna, moto tem tabela muito alta ante as rivais
Ficha técnica
Preço sugerido
R$ 91.990
Motor
1.811 cm³, V2, gasolina
Torque (mkgf)
16,48 mkgf a 3.000 rpm
Câmbio
Seis marchas
Peso
376 quilos