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Avaliamos a KTM 1290 Super Adventure
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Avaliamos a KTM 1290 Super Adventure

Potente e equilibrada, moto encara qualquer tipo de caminho

08 de fev, 2017 · 5 minutos de leitura.

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 Avaliamos a KTM 1290 Super Adventure
Suspensões semiativas oferecem ao condutor múltiplos ajustes

Parte da linhagem de big trails da KTM, a 1290 Super Adventure, modelo de topo da marca, leva a sério o “super” do nome em vários quesitos, a começar pelo preço. Importada da Áustria, custa “salgados” R$ 94.041, R$ 10 mil a mais que sua rival direta, a BMW R 1200 GS Adventure.

Confortável e muito bem equipada, a Super Adventure é como um utilitário-esportivo de duas rodas. De série, há controle de tração, quatro modos de condução (esportivo, para chuva, off-road e personalizado), freio com ABS para curvas, auxílio de partida em rampa, controle de velocidade de cruzeiro, banco e manoplas aquecidos e tanque de 30 litros.

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Banco tem dois ajustes de altura

Banco tem dois ajustes de altura


As luzes de curvas direcionais têm três LEDs de cada lado da parte inferior da carenagem e acendem de forma independente, conforme o ângulo de inclinação. O motor é o mesmo V2 de 1.301 cm3 da naked 1290 Super Duke, mas com 160 cv (20 cv a menos), o que ainda faz dela a mais potente big trail. O câmbio de seis marchas tem engates curtos.

Apesar do comportamento agressivo desse motor, o acelerador eletrônico faz com que a entrega de potência seja gradual, exceto no modo esportivo. O torque, disponível a partir de baixas rotações, permite retomadas de velocidade sem necessidade de reduzir marchas. Dotada de um chassi tubular, que aumenta a rigidez, a moto é bem estável, apesar de pesadona (229 quilos). Porém, por causa do porte, falta agilidade para inclinar nas entradas das curvas.


O sistema de suspensões WP semiativas – na frente e atrás – tem ajustes eletrônicos independentes dos modos de condução. Assim, a moto pode ficar dura como esportiva ou macia, para encarar o off-road e viagens sem tomar conhecimento de buracos e ressaltos.

A posição de guiar é boa, pois a moto tem 22 cm de vão livre e assento a 86 cm de altura. Assim, é convidativa para pilotos com mais de 1,80 metro de altura. O para-brisa ajustável manualmente oferece excelente proteção aerodinâmica e reduz a turbulência sobre o capacete. O painel é completo, mas a iluminação laranja dificulta a leitura dos dados. Os eficientes freios a disco Brembo têm discos duplos na frente, com 320 mm, e simples atrás, de 267 mm.

PRÓS – CICLÍSTICA


Chassis e suspensões formam um pacote que alia conforto, estabilidade e rigidez para rodar em diversas condições.

CONTRAS – PREÇO

Por ser importada da Áustria, a Super Adventure não é competitiva no preço, apesar da boa lista de equipamento


FICHA TÉCNICA

Preço
R$ 94.041
Motor
1.301 cm3, V2, gasolina
Potência (cv)
160 a 8.750 rpm
Torque (mkgf)
14,2 mkgf a 6.750 rpm
Câmbio
6 marchas


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