A BMW apresentou durante o Salão de Milão (EICMA), na Itália, as novas big trails de média cilindrada, a F 750 GS e a F 850 GS, que têm vocação mais para o asfalto e o off-road, respectivamente.
A principal mudança para ambos os modelos é o novo motor, que substitui o bom, porém cansado bicilíndrico de 798 cm³ que era utilizado pelas antecessoras – até então chamadas de F 700 GS e F 800 GS, e que rendia 75 cv e 85 cv, respectivamente.
O novo propulsor tem 853 cm³ e entrega 77 cv na F 750 GS e 95 cv na F 850 GS. O virabrequim tem um offset de 90º com intervalos de explosão entre os pistões de 270º e 450º. Uma das características, segundo a marca, é um som igualmente marcante ao anterior.
O chassi de aço tubular também é novo e teve todo a geometria atualizada para alterar a posição do tanque de combustível, que agora foi movido para a posição tradicional das motos (nas 700 GS e 800 GS ele ficava sob o banco com o bocal na traseira). A marca diz também que a rigidez torcional e a robustez foram aumentadas.
Na parte tecnológica a BMW adotou um novo painel de instrumentos todo em TFT (tela digital de alto constraste), novos garfos de suspensão na dianteira, além de freios ABS e dois modos de condução – chuva e estrada – que mudam o modo de resposta do acelerador. Como opcionais há faróis Full-LED, suspensão traseira com ajuste eletrônico, controle de tração, e mais três modos de condução – Dinâmico, Enduro e Enduro Pro.
O visual é todo novo e abandonou, como em outras motocicletas da marca, o farol assimétrico, que por anos foi a característica mais marcante da BMW Motorrad. Ela mantém uma faixa preta nas laterais do tanque, onde vai o logo da companhia e o para-brisa ficou maior na F 850 GS.
VEJA OS DESTAQUES DO SALÃO DE MOTOS DE MILÃO
Triumph Tiger 800
Triumph Tiger 800/ Crédito: Diego Ortiz
Triumph Tiger 800
Triumph Tiger 800/ Crédito: Diego Ortiz
Kawasaki Ninja H2 SX
Kawasaki Ninja H2 SX/ Crédito: Diego Ortiz
Kawasaki Ninja H2 SX
Kawasaki Ninja H2 SX/ Crédito: Diego Ortiz
Kawasaki Z 900 RS
Kawasaki Z 900 RS/ Crédito: Diego Ortiz
Conceito da Yamaha Ténéré 700
Conceito da Yamaha Ténéré 700/ Crédito: Diego Ortiz
Yamaha MT-07
Yamaha MT-07/ Crédito: Diego Ortiz
Duke 790
Duke 790/ Crédito: KTM
BMW F 850 GS
BMW F 850 GS/ Crédito: Diego Ortiz
BMW F 750 GS
BMW F 750 GS/ Crédito: Diego Ortiz