Você está lendo...
BMW mostra novas R 1250 GS e R 1250 RT
Notícias

BMW mostra novas R 1250 GS e R 1250 RT

Novas BMW R 1250 GS e R 1250 RT ganharam mais tecnologia e motor mais potente e com comando variável

Redação

24 de set, 2018 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

r 1250
Novas BMW R 1250 GS e R 1250 RT. CRÉDITO: BMW/DIVULGAÇÃO
Crédito:

A BMW apresentou sua maior novidade para 2018: a nova geração da big trail GS. Que agora é R 1250 GS. Além dela, quem ganhou uma nova geração foi a Sport Touring R 1250 RT. Os dois modelos chegam com visual renovado, mais tecnologia, mas, principalmente, um motor maior e mais potente.

Mantendo o característico motor boxer de dois cilindros, a BMW fez muitas alterações aos modelos. Além de aumentar a capacidade volumétrica - foi de 1.170 cm³ para 1.254 cm³ - a marca introduziu o sistema ShiftCam, que é o comando variável de válvulas na admissão. É a primeira vez que a marca utiliza o sistema em uma moto de produção.

Segundo a BMW, as câmaras de admissão foram projetadas para trabalhar com a abertura assíncrona das válvulas, resultando em uma mistura melhorada e mais efetiva na combustão. Com isso, a marca garante que conseguiu reduzir as emissões e o consumo. O comando de válvulas agora é feito por corrente dentada e não mais convencional.

Publicidade


Nas antigas R 1200 GS e R 1200 RT, a potência era de 125 cv a 7.750 rpm e o torque de 12,7 mkgf a 6.500 rpm. Agora, são 136 cv aos mesmos 7.750 rpm e 14,5 mkgf a 6.250 rpm. A BMW afirma que a curva de potência está melhor distribuída pela rotação do propulsor.

Tecnologia

De série, os dois modelos trazem dois modos de condução (conforto e normal), controle de estabilidade (ASC) e auxílio de partida em rampa (Hill Start Control). Como opcional, há o pacote de modos de condução PRO que adiciona o modo Dynamic (Esportivo). Na R 1250 GS, adiciona também os modos Dynamic Pro, Enduro e Enduro Pro, além do controle de tração esportivo.


Série na RT e parte do pacote PRO na GS, são os freios ABS Pro, que permitem realizar a frenagem mesmo com a moto deitada na curva, sem risco de perder a trajetória. Com ele vem o Controle Dinâmico de Freio (DBC) que evita a aceleração não intencional durante frenagens de emergência. Ele faz isso interferindo no torque do motor.

A suspensão eletrônica (ESA) chegou a uma nova geração e agora atende também a Sport Touring R 1250 RT. Oferecido ainda como um opcional, a nova suspensão adapta os amortecedores automaticamente com a situação ou o piso, além de levar em conta a pilotagem e velocidade, fazendo a compensão automática, independentemente de carga.

Os faróis agora são de LED na R 1250 GS como item de série. Já os LED diurnos (DRLs) são um item opcional para os dois modelos. Vale lembrar que a R 1250 RT vem com faróis halógenos convencionais.


O painel de instrumentos é de TFT colorido com 6,5 polegadas na R 1250 GS. Além disso, traz integrado o sistema de conectividade da BMW, que permite acessar várias funções da moto pelo painel de maneira mais prática. Na R 1250 RT, a tela tem 5,7 polegadas e vem associado a um velocímetro e conta-giros analógicos.

A BMW passa a oferecer nos dois modelos, como opcional, a ligação para serviços de emergência. Em casos de acidente ou de perigo, o sistema chama serviços como SAMU ou bombeiros sem intervenção do piloto.

Visual


Na big trail R 1250 GS, o estilo está mais moderado, com linhas menos agressivas. Uma espécie de evolução do projeto anterior. Ela traz detalhes que design que surgiram antes nas irmãs menores, as GS 850 e 750.

O mesmo ocorreu com a R 1250 RT. As linhas laterais estão mais sofisticadas, bem como o design das malas laterais. A integração entre espelho, para-brisa e faróis ficou mais elegante.

Deixe sua opinião