Retrô e vintage são palavras que remetem ao resgate do passado e estão na moda. Aproveitando esta onda, a BMW lançou a R NineT, que é feita na Alemanha e está à venda por R$ 61.900.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Moto naked urbana é novo conceito da BMW
Com visual baseado no de motos de outras épocas, a R NineT foi construída sobre uma mecânica “clássica”. Seu motor boxer, bicilíndrico, de 110 cv e arrefecido a ar, é o da antiga geração da R 1200 GS. O câmbio de seis marchas, também.
Oferecida apenas na cor preta, a R NineT é a primeira moto da BMW que pode ser personalizada com itens de fábrica. A marca oferece um protetor de banco que forma uma corcunda, ao estilo das motos cafe racer, ou a retirada da seção do garupa do banco.
Justamente por causa da possibilidade de substituição de peças, a central eletrônica é separada da elétrica, a fim de que uma não interfira na outra.
TÚNEL DO TEMPO
Guiar a NineT traz um quê de saudosismo. É como se o motor a ar e o visual purista te colocassem em outra atmosfera.
O propulsor é um primor na entrega de torque, mas o câmbio tem engates secos e barulhentos. O painel não traz marcador de combustível, que faz falta em passeios mais longos.
A suspensão poderia ser mais macia e o banco, mais espesso. Os freios, duplos na dianteira e simples na traseira, trabalham bem e param a moto com segurança. Além disso, trazem sistema ABS, único recurso de auxílio eletrônico do modelo da BMW.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido: R$ 61.500
Motor: 1.170 cm³, 2 cil., gasolina
Potência: 110 cv a 7.750 rpm
Torque: 12,1 mkgf a 6.000 rpm
Câmbio: 6 marchas