Você está lendo...
BMW Vision DC Roadster é a visão de futuro da BMW
Notícias

BMW Vision DC Roadster é a visão de futuro da BMW

A Vision DC Roadster é elétrica futurista, mas estilo preservou as laterais salientes, típicas das motos com motor boxer

Redação

28 de jun, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

BMW Vision DC Roadster
BMW Vision DC Roadster tem um pequeno motor elétrico sob o conjunto de baterias, que fica em pé
Crédito:BMW/Divulgação

A história das motos da BMW está intimamente ligada aos motores boxer, aqueles com cilindros opostos. Mas, agora que a marca alemã está acelerando no caminho da eletricidade, a empresa enfrenta um dilema. Como manter elementos históricos, que são caros à marca, em um veículo do futuro? O novo conceito da BMW, batizado de Vision DC Roadster, pode ser a resposta que a empresa de Munique procurava. Ela consegue unir um estilo que remete às origens da marca com modernas soluções de engenharia.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Publicidade


+ Brasileiro ganha a vida customizando moto na Itália

+ Buell planeja lançar moto elétrica

O chefe de design da BMW Motorrad, Edgard Heinrich, diz que, com a Vision, a marca mostrou que era possível preservar a identidade da BMW com uma nova forma de condução.


Vision tem baterias verticais

De acordo com a fabricante alemã, em uma motocicleta convencional o motor é algo a ser considerado desde o início do projeto. O tamanho do propulsor afeta diretamente a distribuição de peso e o centro de gravidade. Ao contrário, em uma moto elétrica o motor é relativamente pequeno, enquanto o conjunto de baterias é o maior objeto a ser instalado.

A solução encontrada pelos engenheiros alemães foi instalar as baterias na mesma posição do motor boxer. Dessa forma, elas foram instaladas na vertical, de forma longitudinal. Enquanto isso, os elementos de refrigeração ficam para fora, como se fossem as aletas de refrigeração dos cabeçotes de um motor boxer. O motor fica sob esse conjunto.


A Vision DC utiliza muito alumínio (caso do quadro) e fibra de carbono, com a finalidade de reduzir peso. As luzes são de LEDs e os pneus, fornecidos pela Metzeler, têm elementos fluorescentes.

A BMW não informou dados como potência e autonomia. Tampouco deu pistas sobre a produção do modelo. Esperamos que não demore muito.


Deixe sua opinião