Redação

29/06/2020 - 3 minutos de leitura.

Bosch cria um anjo da guarda digital para motociclistas

Chamado de Help Connect, sistema da Bosch pode ler as características do acidente e emitir um pedido de socorro informando a possível gravidade da colisão

motociclistas
Novo sistema de ajuda ao motociclista da Bosch Crédito: Bosch/Divulgação
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Os motociclistas enfrentam um risco 20 vezes maior de perder a vida em um acidente em comparação com os motoristas de carro. O que levou a Bosch a desenvolver um novo sistema de chamada de emergência conectado digitalmente para motos.

Apelidado de Help Connect, é o resultado da estreita colaboração entre engenheiros e a pesquisa interna de acidentes da empresa. Ele foi descrito como “um anjo da guarda digital” pelo membro do conselho de administração da Bosch, Harald Kroeger.

O sistema usa um algoritmo inteligente instalado na unidade de sensor inercial da moto. Ele coleta informações do controle de estabilidade, mede a aceleração, velocidade angular, posição atual e ângulo de inclinação 100 vezes por segundo. Com isso pode detectar quando ocorre um acidente ou se a moto caiu enquanto estava estacionada.

Posteriormente, pode transmitir informações sobre a cena do acidente e o piloto por meio de um aplicativo de smartphone para o Centro de Assistência Bosch. A partir daí, para os serviços de emergência. Outras pessoas também podem ser contatadas com as notícias do acidente, mediante pedido. A empresa alega que essa tecnologia pode reduzir o tempo normalmente necessário para que os atendentes de emergência cheguem ao local em até metade.

Anjos dos motociclistas passou por 18 testes de colisão

Antes de iniciar o Help Connect, a Bosch realizou 18 testes de colisão. Eles analisaram as especificidades de um acidente em diferentes cenários, demonstrando a funcionalidade do recurso.

Inicialmente, o serviço de chamada de emergência estará disponível para clientes na Alemanha apenas. Mas os usuários poderão se comunicar com o Bosch Service Center em alemão ou inglês de outros países europeus. Incluindo Reino Unido, França, Itália, Áustria, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo, Espanha, Suíça e Holanda.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais