O piloto, mecânico e projetista norte-americano Erik Buell já passou por muitas idas e vindas no mundo das duas rodas. Ele criou a Buell Motor Company, cuja proposta era fazer motos inovadoras, com centro de gravidade baixo. Apesar do bom resultado do projeto, as vendas patinaram e, em 2009, a marca foi comprada pela Harley-Davidson, que estava com as finanças abaladas e não conseguiu dar o fôlego necessário para a nova aquisição decolar. Foi o auge da última grande crise econômica mundial.
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Algum tempo depois, Buell criou a Erick Buell Racing, que fazia versões para as pistas da Buell 1125R. Mas essa aposta também não vingou. Agora, após quase dez anos, Erik volta à carga em parceria com a startup Fuell. O resultado é a Fuell Flow, moto elétrica com proposta para lá de inovadora.
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O modelo já pode ser encomendado no site da empresa, mas as primeiras unidades só serão entregues em 2021. O detalhe é que o interessado tem de desembolsar US$ 500 (cerca de R$ 2 mil) no ato da reserva.
Buell elétrica terá duas versões de motor
Serão duas as opções de motores para a Fuell Flow. Uma de 11 kW, ou 14,9 cv, potência próxima à de uma Honda CG, e outra de 35 kW (47,6 cv), que seria rival das “quinhentas”.
Por ser elétrica, a Fuell Flow não é barata. A mais em conta sai por US$ 10.995, algo como R$ 40 mil. Nos Estados Unidos, com esse valor dá para comprar, por exemplo, uma Yamaha MT-09 e ainda sobram uns trocados.
Segundo informações da startup, com o motor “menor” a autonomia é de 240 km/h (uso urbano). Com o “maior”, são necessários 2,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.