Qualquer tipo de agressão entre duas pessoas é algo lamentável. Pior ainda entre um casal. Crime se for um homem contra uma mulher. E foi exatamente isso que aconteceu um vídeo que viralizou na internet ontem (20), em que o piloto de um scooter e sua garupa trocam socos com o veículo em movimento. O registo criminoso foi feito em Goiânia.
Além das várias infrações de trânsito cometidas, como pilotar o scooter com uma mão só, o ato do piloto e da garupa poderia ter levado a uma queda envolvendo terceiros. Pelo menos isso não aconteceu e o motociclista conseguir parar o scooter.
Para se andar de moto com segurança, é preciso respeitar alguns fatores:
-
- Deve-se conhecer técnicas, ter precisão nos movimentos, cautela e atenção na rua.
- É importante que o motociclista utilize vestuário adequado, de modo a ficar visível aos motoristas.
- Sinalizar a manobra que vai ser realizada é obrigatório. Isso permite que os motoristas e outros motociclistas antecipem alguma reação para evitar acidentes.
- Em uma ultrapassagem, ao decidir fazer a manobra, ela deve ser executada com firmeza e rapidez e dentro dos limites de velocidade estipulados para a via.
- Em cruzamentos, deve-se diminuir a velocidade e redobrar a atenção. Ajuda se a frenagem sempre for feita com os ‘três’ freios: motor, traseiro e dianteiro.
Lei de agressão contra mulher mudou
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou na terça-feira, 17, a Lei Nº 13.871, que altera a Lei Maria da Penha para responsabilizar financeiramente os autores de violência doméstica, mesmo antes do fim do processo, e possibilitar a indenização às mulheres vítimas de agressões e o ressarcimento ao Estado dos valores gastos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).