Em tempos que se falam de mobilidade e transportes mais práticos, há lugares indo na contramão. Bruxelas, na Bélgica, estuda um projeto para banir de circulação todas as motos da cidade.
O projeto, levado a cabo por uma agência governamental, fará o levantamento da quantidade de poeira fina e gases do efeito estufa que as motos emitem durante um ano. Depois disso, eles vão decidir se certas áreas da cidade, ou toda, pode ter proibição para veículos de duas rodas.
A Federação de Automóveis e Motocicletas da Bélgica, respondeu ao estudo como um “puro ato de provocação”. Eles ainda adicionaram que “motociclistas são importantes para resolver o problema de congestionamentos”.
Um estudo francês foi usado como base pelo belga para dizer que motos emitem até 11 vezes mais monóxido de carbono e seis vezes mais óxido de nitrogênio que carros, porque motos na Europa “só” precisam estar em conformidade com o Euro4, enquanto carros já estão no Euro6.
A Federação também refutou esse argumento com o fato que, além de motos e motociclistas reduzirem os congestionamentos, com isso reduzem o consumo de combustível e também as emissões que são maiores em veículos parados.
Presidente da Federação, Phillippe Dehennin, declarou: “esse tipo de argumentação simplista quer atingir uma minoria de usuários das ruas porque já foi provado que o congestionamento diário poderia ser reduzido em 40% se apenas 10% dos motoristas optassem por uma moto ao invés de um carro. Nós convidamos a região a olhar a mobilidade de uma modo diferente, ao invés de anunciar um banimento”.
“A legislação europeia escolheu regular as frotas e veículos maiores primeiro e os menores (ciclomotores e motocicletas) depois”, completou. Dehennin adicionou também ao final de sua fala que todas os veículos de duas rodas produzidos ou comercializados na Europa a partir de 2020 terão que estar em conformidade com as leis de emissões Euro5.
Brasil já tem legislação mais rígida para as motos
No Brasil, as motos já tem uma regulamentação de emissões e ruídos (2ª fase do Promot4) mais rígida que da Europa. Tanto é que, alguns modelos vendidos aqui, em relação à Europa, tem potência menor para conseguir passar nas regras, como é o caso da Honda Africa Twin e da BMW F 850 GS. A big trail da marca japonesa rende 95 cv na Europa e 88,9 cv aqui, já a da marca alemã manteve os 80 cv da geração anterior aqui contra 95 cv da europeia.
Scooters à venda no Brasil: