Um novo sistema de air bag para motociclistas, atualmente utilizado por pilotos da Moto GP, chegou ao Brasil. Apresentado pela Star Racer, representante da Alpinestar no País, o Tech-Air é um colete com sensores eletrônicos capazes de acionar o equipamento antes do primeiro impacto em uma colisão, protegendo o torso do condutor. O produto estará disponível no mercado a partir de junho por R$ 5.699.
Assim que detecta o choque, o sistema é ativado em 25 milésimos de segundos. Como parâmetro, a empresa destacou que o movimento de um piscar de olhos leva entre 100 e 400 milésimos de segundos. Quando acionado, o equipamento cobre costas, clavículas, peitoral, abdômen e rins do motociclista.
Versões para a pista e para as ruas
São duas versões, a Race e a Street. Como sugerem os nomes em inglês, uma é destinada para a pista e a outra para as ruas.
Na primeira, o equipamento pode ser acionado duas vezes antes de ser substituído. Com isso, o tempo de cada disparo é de 45 milésimos de segundos. Segundo a Star Racer, esta versão protege o corpo da mesma forma antes do primeiro impacto, apesar de utilizar apenas um dos dois cilindros que possui para inflar o air bag.
Já a Tech-Air Street precisa ter o air bag trocado após o primeiro disparo (com o tempo de 25 milésimos de segundos). Nesse caso, os dois cilindros são acionados de uma vez.
O equipamento utiliza bateria de íons de lítio e tem autonomia de 25 horas, com carregamento feito via cabo Micro USB. O visor de LED, localizado na manga do colete, indica se o sistema está ativo e o nível de carga de bateria. Segundo a Star Racer, uma revisão geral do equipamento deverá ser feita a cada dois anos.
Manga do colete mostra se sistema está ativo e o nível de carga de bateria/ Divulgação
VEJA TAMBÉM: MOTOS BOAS PARA VIAJAR
1/10
INDIAN CHIEFTAIN - R$ 94.990
A Chieftain é um estilo bagger. Ela tem motor V2 de 1.811 cm³ que rende 15 mkgf de torque. O modelo tem sistema de som e navegador GPS no painel, além de para-brisa com ajuste elétrico
2/10
TRIUMPH TIGER SPORT - R$ 55.990
Indicada para quem quer conforto em viagens que só tenha asfalto no caminho. A Tiger Sport tem motor três cilindros de 1.050 cm³ que rende 126 cv. Ela traz controle de tração e modos de pilotagem
3/10
KAWASAKI NINJA 1000 TOURER - R$ 59.990
Quem busca esportividade, mas ainda quer conforto para viagens tem a opção da Ninja 1000 Tourer, que já vem com duas malas laterais. O modelo tem motor quatro cilindros de 1.043 cm³ que rende 142 cv.
4/10
HARLEY-DAVIDSON ULTRA LIMITED - R$ 98.400
O ápice da linha Harley-Davidson, a Ultra Limited tem motor V2 de 1.745 cm³ que rende 15,6 mkgf. Ela tem sistema de som, navegador GPS, aquecedor de manopla, controle de velocidade de cruzeiro, entre outros
5/10
KTM 1290 SUPER DUKE GT - R$ 97.500
Se a ideia é ter muita potência, 170 cv é o que entrega a Super Duke GT. A diferença é que ela tem mais proteção aerodinâmica que a naked Super Duke R e ainda conta com duas malas laterais para garantir a bagagem da viagem
6/10
BMW R 1200 GS - R$ 71.900
Praticamente um clássico de quem gosta de viajar, a R 1200 GS tem motor dois cilindros boxer (opostos) que rende 125 cv. O modelo tem grande capacidade off-road, se necessário, que pode ser amplificada com pneus para fora de estrada. As malas são acessórios
7/10
YAMAHA MT-09 TRACER
Outra opção para quem gosta de curtir uma viagem por caminhos asfaltados é a MT-09 Tracer. O modelo tem pneus de 17 polegadas, boa posição de guiar e motor três cilindros de 115 cv. Nela, as bolsas laterais também são um acessório
8/10
DUCATI MULTISTRADA 950 - R$ 59.990
Versão menor da Multistrada, a 950 tem motor dois cilindros de 113 cv e é uma rival direta da MT-09 Tracer no segmento. Com boa capacidade de viagem, mas um conjunto menor para ser mais prática
9/10
SUZUKI V-STROM 650 XT
A versão pronta para o off-road é a V-Strom XT, que troca as rodas de liga-leve por rodas raiadas. Ela tem motor bicilíndrico em V que rende 71 cv e câmbio de seis marchas.
10/10
HONDA GOLD WING
A nova geração da Gold Wing chega no segundo semestre às ruas do Brasil. O modelo tem motor seis cilindros boxer, menor e mais leve nessa geração. O câmbio é de seis marchas e há uma série de tecnologias, como controle de tração, navegador GPS, sistema de som, controle de velocidade, entre outros. O valor ainda não foi definido