A Yamaha acaba de apresentar no País a XTZ Crosser 150. Desenvolvida em parceria com engenheiros japoneses, a novidade traz motor flexível com injeção eletrônica que gera 12,2 cv (gasolina) e 12,4 cv (etanol) e suspensão monoamortecida na traseira. A tabela é de R$ 9.050 para a versão E, e de R$ 9.350 para a ED, com freio da frente a disco.
Com o mesmo motor da Fazer 150, a Crosser 150 concorre com a Honda NXR Bros 150 (que parte de R$ 9 mil), líder do segmento de trail. O início das vendas está marcado para abril e a Yamaha pretende vender a ideia de que a moto alia desempenho e economia no uso diário.
A XTZ 125 continuará sendo oferecida como opção de entrada da linha. Haverá uma só versão, ainda não definida.
A exemplo da Fazer 150, a Crosser mostra no painel qual marcha está engatada.
Uma boa novidade foi a adoção de rodas de 19 polegadas na dianteira e 17” na traseira. Isso contribuiu para tornar o rodar suave, algo ideal para modelos com apelo urbano.
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IMPRESSÕES
Um dos aspectos que mais chama a atenção na Crosser é o conforto. Em relação à XTZ 125, a suspensão é bem macia e o assento, mais ergonômico. O banco de dois níveis dá ao garupa uma melhor perspectiva, acima do olhar do piloto.
O para-lama é mais curto e próximo da roda dianteira. O resultado é a redução da trepidação da peça.
A Yamaha oferece, na versão de topo, ajuste de altura para o guidom. Isso ajuda bastante o piloto a encontrar a melhor posição de guiar.
O funcionamento do motor de 150 cm 3 está “redondinho” e deu à nova moto vigor tanto nas arrancadas quanto nas retomadas de velocidade. A suspensão é macia e a dirigibilidade, bastante fluida.
Embora o visual remeta ao de motocicletas para fora de estrada, todas as características da XTZ Crosser 150 comprovam que ela foi (bem) projetada para rodar no asfalto.